Um dos grandes problemas que o mundo Android enfrenta é a fragmentação das versões do sistema operativo, muito devido a algumas marcas que não actualizam os seus terminais. Nesses casos, consoante a existência de comunidade, estão disponíveis custom ROM para manter o dispositivo actualizado e optimizado.
Hoje damos a conhecer 5 ROMs personalizadas que oferecem uma alternativa muito válida às ROMs stock de cada fabricante.
1. CyanogenMod (LineageOS)
A CyanogenMod é uma das ROMs personalizadas mais conhecidas e mais utilizadas no mundo Android. Esta ROM, que entretanto serviu de base para a criação de versões personalizadas diferentes, possuí um conjunto de opções e de personalização que não se encontra nas ROMs stock dos fabricantes.
Este projecto já atingiu a fase de maturação e já possuí uma grande quantidade de programadores que se esforçam em retirar o melhor desempenho possível dos diversos dispositivos suportados oficialmente. Embora a lista de dispositivos suportados não seja longa, existem versões não oficiais para muitos modelos, obtidos através da recompilação destas ROMs.
Uma das grandes características presente nesta ROM é a possibilidade de aplicar diferentes temas ao sistema, oferecendo uma personalização sem limites ao utilizador.
2. Paranoid
A Paranoid é outra ROM personalizada que pretende retirar o máximo de desempenho do dispositivo, mantendo sempre uma larga quantidade de opções de personalização e ferramentas para aumentar a comodidade do utilizador.
Embora esta ROM personalizada tenha estado parada durante o ano de 2015, este ano foi relançado o projecto, sendo já suportado por uma longa lista de terminais.
Nas ferramentas disponíveis nesta ROM destacam-se as seguintes:
- Hover – Permite interagir de modo instantâneo com as notificações.
- Modo emersivo – Esconde a barra de sistema
- Pie – Oferece a barra de navegação em forma de tarte
- Peek – Permite mostrar as notificações sempre que tiremos o smartphone do bolso
- Barra de sistema dinâmica – Permite juntar a barra de sistema ou a barra de navegação com o ambiente envolvente às barras.
- Temas – Ferramenta da cyanogenMod que permite alterar o tema do telemóvel.
3. Ressurection Remix
A Ressurection Remix tem como objectivo entregar ao utilizador uma opção de estabilidade e optimização para os seus dispositivos, tendo sido desenvolvida com base em outras ROMs como a Paranoid, Omni, Slim e AOKP
Sendo muito focada na personalização, oferece controlo sobre várias opções do sistema, assim como um leque de pequenas funções úteis ao utilizador.
4. Pacman
PAC vem de Paranoid, AOKP e CyanogenMod e, como o nome indica, pretende juntar todas as vantagens destas ROMs numa única solução. Dotada de várias opções e ferramentas de personalização, esta é mais uma excelente solução para aqueles utilizadores que pretendem ter controlo sobre o seu sistema.
5. TugaPower
Esta é uma ROM menos conhecida e exclusiva de alguns modelos, mas que deve ser referida por ser produto nacional.
A TugaPower nasceu em 2011 quando Daniel Monteiro se dedicou à compilação de ROMs para o seu Samsung Galaxy S com base no Android 2.3.6. Desde essa altura que o developer português se tem dedicado a esta ROM, estando já disponível para o Samsung Galaxy S, SII e SIII e para o One Plus One, terminais que o developer foi usando ao longo do seu currículo tecnológico.
Criada para retirar o máximo desempenho dos smartphones, é uma excelente alternativa para quem tem um smartphone suportado por este programador.
Estes são 5 exemplos de entre as várias ROMs personalizadas que foram desenvolvidas até hoje. A instalação destas ROMs estão limitadas à disponibilidade da comunidade para o seu terminal. Para saber que opções existem para o seu modelo recomendamos que procure no XDA ou no MoDaCo.