Pplware

Vem aí um concorrente do AirDrop da Apple… mas para Android

Por mais que se procurem argumentos negativos, a verdade é que não existe nada no segmento mobile como o ecossistema da Apple. Tudo funciona de forma simples e eficite, por isso, não admira que as marcas que apostam no Android gostassem de ter algumas das funcionalidades da Apple no seu próprio ecossistema.

Agora, a Xiaomi, Oppo e Vivo estão a trabalhar num concorrente do AirDrop da Apple… mas para Android.


O AirDrop oferece uma forma simples de partilhar/enviar fotografias, documentos e outros ficheiros do iPhone para outros dispositivos com iOS (nas redondezas) e vice-versa. O utilizador apenas tem de escolher os conteúdos a partilhar e depois pesquisar pelos dispositivos para enviar essa informação.

A Google lançou, em 2011, algo semelhante com o nome Android Beam e recentemente falou-se na nova funcionalidade que terá o nome de Fast Share. No entanto, a Xiaomi, Oppo e Vivo parecem estar a trabalhar no seu próprio protocolo de transferência de dados.

Xiaomi, Oppo e Vivo querem um “estilo” de AirDrop no Android

De acordo com as informações, a Xiaomi, Oppo e Vivo estão a desenvolver uma funcionalidade idêntica ao AirDrop da Apple, mas direcionada para dispositivos Android. Segundo o que foi revelado, esta funcionalidade funcionará em qualquer interface/sistema das marcas (seja na interface MIUI da Xiaomi, ColorOS da Oppo ou no FuntouchOS da Vivo).

Com esta funcionalidade, quando pretender partilhar um conteúdo, bastará emparelhar um smartphone com um dispositivo próximo, através de Bluetooth e, em seguida, enviá-lo através de WiFi+Bluetooth. A velocidade de transferência de dados poderá chegar aos 20 Mbps.

Leia também…

Exit mobile version