Pplware

Comunidade CyanogenMod implementa selecção de permissões

Há dias, enquanto o Vítor M. preparava um excelente artigo acerca de privacidade nos dispositivos móveis, falámos acerca da forma como cada sistema operativo móvel tratava das permissões que lhes damos, no caso o iOS e o Android. Ele não conhecia a forma como o Android funcionava nesse aspecto e ficou surpreendido, com razão, quando lhe disse que o Android não permitia seleccionar as permissões de acesso à localização para cada aplicação.

De facto essa é uma funcionalidade que faz falta no Android pois dá mais tranquilidade a quem se preocupa mais com a sua privacidade. Claro está que existem permissões fundamentais ao correcto funcionamento de algumas aplicações, mas existem igualmente outras dispensáveis e que podem deixar o utilizador mais descansado quando desactivadas.

Foi então que a comunidade CyanogenMod pôs mãos à obra e avançou com a solução.

Com esta novíssima funcionalidade das ROMs CyanogenMod o utilizador pode recorrer ao bom senso, caso conheça o funcionamento da aplicação, e tentar identificar permissões que considere não serem criticamente necessárias, protegendo assim eventuais más intenções dos programadores Android.

Ao contrário do que se sabe acerca das aplicações para iOS na AppStore, que são submetidas a um processo de avaliação, no Android Market as aplicações não são revistas pela Google e essa lacuna vai sendo aproveitada por alguns para tirar partido dos utilizadores, para o bem ou para o mal.

O vídeo abaixo demonstra a forma como, facilmente, se pode avaliar se determinada permissão será ou não determinante para o funcionamento da aplicação.

A possibilidade de controle das permissões foi divulgada por investigadores da Universidade da Carolina do Norte. Na sua opinião, ninguém deve ser forçado a aceitar determinada permissão para usar uma aplicação, sendo lógico que o utilizador possa escolher manualmente as permissões que aceita.

Esta funcionalidade pode ser encontrada nas versões nightlies das ROMs do CyanogenMod (versões de teste antes da beta). Para a usar, tal como se vê no vídeo, basta

Note-se que o procedimento deve ser feito com alguma precaução de forma a não bloquear uma permissão que seja essencial ao funcionamento de determinada aplicação. Caso isso seja feito a respectiva aplicação pode bloquear.

Se ainda não usa uma ROM CyanogenMod saiba se o seu smartphone Android é suportado por esta comunidade. Para o fazer é necessário ter acesso “root” no seu smartphone. Se está reticente quanto a isso deverá ler este artigo: “root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades.


Homepage: CyanogenMod

Exit mobile version