O telemóvel mais vendido de sempre
Em informações recentes disponibilizadas no próprio site da Samsung, o Samsung GALAXY S III é o telemóvel Samsung mais vendido de sempre. O novo terminal da Samsung acaba de conquistar o título de ‘telemóvel mais vendido de sempre’. A fabricante sul coreana espera assim que, até julho 2012, as vendas ultrapassem os 10 milhões de unidades.
Sendo este o dispositivo da moda e um dos mais potentes, a equipa do XDA Developers apressou-se em disponibilizar um conjunto de instruções para que se possa correr o Ubuntu no Samsung Galaxy S III.
Requisitos para executar o Ubuntu no Samsung Galaxy S III
Para que o Ubuntu possa correr no Samsung Galaxy S III, o equipamento necessita de:
- Ter privilégios de root Instruções aqui).
- Além disso, o telefone necessita também de ter instalada a ROM OMEGA v4.0 rom e um kernel com o suporte para loop.
- A opção usb debugging deve também estar activa
O processo tem como base o VNC Viewer e necessita que o dispositivo esteja preferencialmente ligado à Internet via Wifi. Para executar o Ubuntu num Samsung Galaxy S III deverá então seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar as seguintes aplicações que se encontram no Google Play:
Passo 2 – Fazer o download do ficheiro Ubuntu.sh a partir do site [SourceForge] e copiá-lo para a raiz do cartão /sdcard/ubuntu
Passo 3 – Executar a aplicação Terminal Emulator e escrever os seguintes comandos:
su
cd /sdcard/ubuntu
sh ubuntu.sh
Como o Samsung Galaxy S III suporta 720p, deveremos indicar a resolução 1280×720
Se pretendermos guardar as configurações, devemos escrever Y.
E esta feito a nível do Terminal Emulator.
Fechamos o Terminal Emulator e voltamos a homescreen e abrimos o VNC viewer. Para acedermos ao Ubuntu, vamos indicar as seguintes configurações:
- Nickname: ubuntu
- Password: ubuntu
- Address: 192.168.2.8
- Port: 5900
feitas as configurações, apenas temos de definir o formato da cor, para este exemplo escolhemos “24-bit color 4 bpp” e na opção Force full-Screen bitmap escolhemos a opção Auto.
Se tudo estiver bem configurado, o Ubuntu estará disponível no dispositivo tal como mostra a figura seguinte:
Como já referimos em vários artigos, estas “pequenas” máquinas actuais têm um nível de capacidade capaz de correr a maioria dos sistemas operativos e de realizar as mais diversas tarefas. O Linux poderá aqui também ganhar o seu espaço e, quem sabe, se num futuro breve não veremos smartphones com Ubuntu.