Cerca de dois terços dos smartphone ligados ao Facebook são equivalentes a “algo” lançado em 2011 ou anterior
O Facebook app é sem duvida uma das aplicações que mais recursos consome nos smartphones. Com mais de 10 mil dispositivos Android distintos usados para aceder ao Facebook, por mais de 500 milhões de utilizadores, como é que a maior rede social do mundo garante aos utilizadores do Android a melhor experiência?
Foi num post publicado no próprio Facebook que Chris Marra (Gestora de Produto) e Daniel Weaver (Engenheiro de software) referiram que o Facebook classifica os dispositivos Android por “year class”.
De acordo com a informação publicada,Chris e Daniel consideram que o aumento exponencial de smartphones Android nos últimos anos foi impressionante! Com tantos dispositivos distintos é necessário arranjar uma estratégia que garanta aos utilizadores a melhor experiencia de navegação na rede social.
“…o Android Gingerbread comporta-se de forma diferente do Android Ice Cream Sandwich, assim como o Ice Cream Sandwich tem um comportamento diferente do Jelly Bean, e assim por diante. No entanto, a recente explosão de dispositivos Android, a preços low cost e a rodar o Jelly Bean…significa que estamos perante (essencialmente) equipamentos medianos.Assim, para conseguir tirar o melhor partido dos equipamentos decidimos olhar mais de perto as especificações do telefone – RAM, núcleos do CPU e velocidade de relógio. Com base nestas três especificações, temos agrupado os telefones de modo a simplificar o conceito de “performance”, refere Chris Marra.
Chris Marra refere este conceito, designado de “year class”, ou seja uma classificação com base no ano em que o dispositivo foi considerado um “high end” (mesmo não sendo considerado um topo de gama), tem ajudado as equipas de desenvolvimento a criar um produto quase à medida.
“ …o Alcatel T-Pop que comprei no México está na categoria de 2010, apesar de apenas ter sido lançado em 2012. No geral, cerca de dois terços dos telefones ligados ao Facebook são equivalentes a algo lançado em 2011 ou anterior”, esclarece Marra.
Com esta classificação, as equipas de desenvolvimento do Facebook têm tentando oferecer a melhor experiência aos utilizadores do Facebook, via mobile, de acordo com as características de hardware de um grupo de dispositivos…mas não só! Segundo referiu a gestora de produto do Facebook, esta informação serve também para melhorar a UI, ranking de noticias a na aplicação (ex: se o equipamento tiver pouca performance, então apresenta-se primeiro as noticias de texto e só depois os vídeos),etc.
Diga-nos qual o seu equipamento Android e se considera que a app do Facebook tem boa performance no mesmo
Via Facebook