Pplware

c:geo – Geocaching no Android

O Geocaching é considerado por alguns um desporto, para outros uma actividade ao ar livre de lazer. Para muitos, uma caça ao tesouro dos tempos modernos que envolve a utilização de um receptor de GPS. Aproveitando as potencialidades/funcionalidades do nosso smartphone, porque não aproveita-lo para este tipo de desporto/actividade?

Nesse sentido, o nosso leitor João Pinto (a quem desde já agradeço por esta pérola), deu-nos a conhecer o c:geo para Android.

Para quem não sabe, o Geocaching teve início em 2000 nos Estados Unidos, após o final da restrição do sinal do sistema GPS. Até então o sinal estava condicionado ao uso exclusivo do Departamento de Defesa dos EUA, que impunha a chamada “disponibilidade selectiva”, que consistia induzir um erro ao sinal de GPS, impossibilitando que aparelhos de uso civil operassem com precisão inferior a 90 metros.

Neste momento o Geocaching está em plena expansão, contando com milhares de caches colocadas em todo mundo, só em Portugal existe mais de 5000, colocadas em castelos, praças, pontes, parques naturais, cascatas de água, miradouros…., sempre nos lugares mais incríveis e improváveis, levando sempre o geocacher a conhecer sítios fantásticos.

A aplicação c:geo para Android é uma excelente ferramenta gratuita para quem gosta (ou vai passar a gostar) de praticar Geocaching. Pelos testes que realizei, a aplicação está bastante completa a nível de funcionalidades e bem conseguida a nível de interface.

Depois de ligarmos a aplicação podemos de imediato pesquisar as caches disponíveis pela zona, e começar a nossa aventura na “caça ao tesouro”.

Como ferramentas de apoio, o c:geo disponibiliza uma bússola, sistema radar, e muita informação sobre as caches da zona onde nos encontramos (ex. Latitude, Longitude, distância, dificuldade, Pontuação, Localização, data de quando foi escondida, etc).

Como instalar o c:geo no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

ou pesquise por “cgeo” no Android market

Em Resumo…

Esta é sem duvida uma das melhores aplicações que já analisei para a plataforma Android. Excelente informação, bom grafismo, interacção com o utilizador e o melhor é que é gratuita e sem publicidade.  A aplicação permite importar pocket queries e guardar caches em modo offline para não gastar tráfego 3g  quando estivermos no terreno. As pocket queries estão disponíveis para utilizadores premium, isto não é, mais que uma lista de caches (inclui  coordenadas, descrição, logs de outros users, etc…) filtradas por parâmetros definidos pelo utilizador.

Quanto a mim, penso que é agora que vou entrar no mundo do Geocaching e mais uma vez se confirma que o Android é sem duvida uma excelente plataforma, assim como outras. Mais uma vez, o meu agradecimento ao João Pinto por nos dar a conhecer esta excelente aplicação.

Artigos relacionados

Exit mobile version