Os smartphones são hoje ferramentas essenciais. Uma função em que os podemos usar é para ajudar na orientação de mapas e para guiar os utilizadores em situações que necessitam de apoio.
Para esta tarefa, precisam de ter a bússola calibrada e pronta a ser usada. Este é um processo simples e que o Android tem incluído no Google Maps. Veja como o pode fazer rapidamente e sem qualquer complicação no seu smartphone.
Como calibrar a bússola num Android
A bússola é um elemento essencial num smartphone. É com ela que as apps de mapas conseguem obter a orientação destes equipamentos e calcular um conjunto de informação. É também essencial para apoiar o GPS e assim obter uma localização mais precisa.
Para calibrar uma bússola num smartphone Android, é apenas necessário ter o Google Maps no smartphone. De forma direta e simples, temos acesso a esta opção. Para entender se a bússola precisa ser calibrada devem abrir o Google Maps.
O Google Maps tem a ferramenta necessária
Uma vez aí dentro, devem carregar no símbolo para mudar a orientação do mapa. Devem mudar para a que usa a bússola, aparecendo de imediato a localização e uma área azul, que indica a precisão deste elemento. Caso seja essencial, o Google Maps vai pedir a calibração.
Se entenderem ser necessário o calibrar manual, devem carregar nessa mesma localização. Irá ser mostrado um novo menu, onde, no final, vão encontrar a opção Calibrar. É esta a opção que devem escolher.
O seu smartphone agradece este processo
Aqui dentro deverá ser mostrada a forma de calibrar a bússola. Deverá ser feito um movimento circular, na forma de um 8, repetindo-o 3 vezes. Após isso, a bússola deverá ficar calibrada. Podem repetir o processo se não for tratado na primeira tentativa.
Este é um processo que podem repetir periodicamente para manter a bússola calibrada e assim ter uma maior precisão no GPS. O Android pede este processo se necessitar, mas os utilizadores podem e devem fazê-lo por sua conta.