Depois de terem tornado maduras as versões dos sistemas operativos, as empresas desta área viraram-se para a criação de estruturas e serviços que facilitam a vida ao utilizador. Foi daqui que surgiram os assistentes pessoais virtuais.
Se as grandes marcas têm já disponíveis ofertas como a Siri ou a Cortana, este terreno recebe agora um novo concorrente de peso, vindo de uma bem conhecida empresa chinesa, a Baidu.
O lançamento da proposta da Baidu foi feito esta semana e tem como nome Duer, que significa em chinês, numa tradução livre, o termo secretário DU.
Com o Duer a Baidu quer dar aos utilizadores a possibilidade de controlarem dispositivos que estejam dentro da sua casa, que façam compras e também que a consulta à previsão do tempo.
Para já a Baidu apenas vai trazer este seu assistente pessoal para o sistema operativo da Google, onde vai já encontrar a maioria da sua concorrência directa, com o Google Now a estar ligado directamente ao sistema e a Cortana a aparecer como uma simples aplicação.
O suporte ao Duer está apenas garantido pela o Android, onde aparecerá integrado na aplicação de pesquisa da Baidu. Mais tarde a Baidu quer integrar o Duer noutros dos seus serviços, melhorado a pesquisa nessas aplicações.
Mas tarde, e apenas como uma possibilidade remota, a Baidu levará o Duer para o iOS, onde encontrará a Siri para ser sua concorrente directa.
A oferta, pelo menos para o universo Android, passa a estar agora mais completa, com a chegada do Duer.
Mesmo sendo provavelmente limitado ao mercado chinês, mostra que esta empresa está atenta ao mercado e que se adaptar a ele e às suas necessidades.