Pplware

Como fazer backup das chamadas e SMS no Android Oreo

Com o Android Oreo a Google trouxe várias novidades, a maioria delas bem visível e de fácil acesso para os utilizadores. Mas, como é normal nestas situações, existem pequenas novidades importantes que escapam à vista dos utilizadores.

Uma delas era pedida há muito tempo. Finalmente temos, no Android Oreo, a possibilidade de fazermos cópias de segurança do histórico de chamadas e das mensagens recebidas e enviadas.


Há muitos anos que era pedido no Android a possibilidade de serem feitas cópias de segurança, automáticas e para um local bem conhecido, de um conjunto de dados do Android.

Esta era a forma mais simples de conseguir trocar de telefone sem perder dados e de forma rápida e automática. Até agora havia a necessidade de recorrer a apps externas, mas isso mudou com o Android Oreo.

Como ativar os backup das chamadas e SMS no Android Oreo

Esta novidade está presente, mas não à vista de todos no Android Oreo. Está guardada na zona de configurações, na área reservada à Google. Devem por isso primeiro aceder às Definições, e depois a Cópia de segurança.

Ao acederem a esta área vão ver as hipóteses que têm de salvaguardar os dados. Para além dos dados associados a todas as aplicações instaladas, e que vão transitar para os novos equipamentos, temos também a opção de salvar o histórico de chamadas e os SMS. Há ainda outros dados salvaguardados como as definições dos dispositivos.

Devem então ativar a cópia de segurança, ativando o interruptor da opção Fazer cópia de segurança. De seguida, podem ver ou alterar a conta associada a essa cópia de segurança, tendo esta de ser uma conta Google.

Sempre que voltarem a esta zona vão poder controlar a data em que foi realizada a última cópia de segurança dos dados. Estas são automáticas e guardadas no Google Drive da conta que definiram.

Caso algum dia façam uma reposição de fábrica ou se trocarem de smartphone, só precisam de voltar a colocar a conta usada e a sincronização destes dados será feita de forma automática, sem qualquer necessidade de intervenção do utilizador.

A Google dá ao seu sistema operativo uma funcionalidade que era pedida há muito e que todos queriam. Agora sim, é possível fazer cópias de segurança do histórico de chamadas e dos SMS recebidos e enviados.

Exit mobile version