A interligação entre os smartphones e os automóveis começou há algum tempo com o anúncio da criação de interfaces específicas para este cenário nos dois principais sistemas operativos.
Tanto a Apple como a Google estão a trabalhar para trazer os seus sistemas para as consolas dos automóveis, fundindo as funções dos telefones com os sistemas automóveis.
Mas até que esse dia chegue, em que todos possamos ter acesso a estas novas interfaces e funcionalidades, temos de usar opções alternativas. O AutoMate é das primeiras propostas a chegar ao Android e pode bem ser uma excelente opção.
O AutoMate recria o que os seus criadores entendem ser a interface ideal para a utilização de um smartphone durante a condução, reduzindo ao mínimo as opções disponíveis e centrando-se no que dever ser o essencial.
Não é uma cópia directa do que será o Android Auto mas tem, de certeza, muitos elementos que vão fazer parte da mesma. É uma filosofia lógica e que a maioria irá de certeza seguir.
Dividido em 5 grandes áreas, o AutoMate procura dar em cada uma delas acesso às funções básicas esperadas. Cada uma dela com as suas funções próprias, consegue simplificar a utilização do smartphone durante a condução.
Temos o ponto central, onde são apresentadas as mensagens aos utilizadores, e que podem ser removidas com um simples swipe. É também aqui que existe o velocímetro e informações de data e bateria.
Depois existe o serviço de mapas, que faz uso da aplicação da Google e que permite não apenas ver o ponto actual, mas também navegar para o ponto pretendido, com todas as informações necessárias.
A zona reservada ao telefone dá acesso à agenda telefónica e à lista de chamadas recente, sempre com ícones grandes e de simples utilização.
Depois existe a área da música onde o utilizador pode aceder quer ao Google Music e aos ficheiros que tem disponíveis para audição, quer a locais alojados na cloud da Google.
Por fim existe a zona de favoritos onde podemos colocar atalhos para outras aplicações, que vão poder ser acedidos a qualquer momento.
O AutoMate está ainda em fase beta e todos os que o quiserem testar devem aderir à sua comunidade G+ para que depois tenham acesso à aplicação.
Não é ainda uma aplicação perfeita, mas mostra já o caminho que a Google deverá seguir com o Android Auto, dando ao mesmo tempo acesso a todos a uma interface similar e assente apenas no smartphone.