Nos últimos anos as pragas digitais têm atacado forte os mais diversos sistemas operativos. Além dos sistemas para Desktop, os piratas informáticos têm apostado também nas plataformas móveis até porque é aí que existem actualmente mais utilizadores.
Para quem tem smartphones Android há que ficar de alerta pois o trojan Android.SmsSpy.88 voltou a atacar…e em força!
Detectado inicialmente em Abril de 2014, o trojan Android.SmsSpy.88 era inicialmente distribuído através de uma simples SMS e as vitimas foram muitas. Este trojan dava, inicialmente, aos atacantes a possibilidade de interceptar chamadas telefónicas e mensagens.
Mas, segundo a empresa russa de segurança Dr.Web, o Android.SmsSpy.88 está de volta e muito mais poderoso.
Este trojan para Android tem a capacidade de roubar as credenciais de acesso online ao banco, credenciais do paypal…e com esses dados os atacantes podem roubar dinheiro aos utilizadores. Este trojan tem também a capacidade de bloquear os equipamentos dos utilizadores.
Segundo o comunicado da Dr.Web, este trojan chega aos dispositivos móveis Android disfarçado do popular Adobe Flash Player.
De acordo com as informações dos investigadores da Dr.Web, o Android.SmsSpy já fez milhares de vítimas em mais de 200 países, tendo infectado mais de 40,000 dispositivos. Os países mais afectados por esta praga são a Turquia, Índia, Espanha, Austrália, Alemanha e França. Não há informações sobre Portugal.
A versão do Android mais afectada é a 4.4, com 35.71% mas o Android.SmsSpy consegue infectar todas as versões do Android. Conheça em mais detalhe o Android.SmsSpy aqui.