Aos poucos e poucos os smartwatches têm vindo a ganhar popularidade e mercado e são muitos já os fabricantes que entraram no negocio destes equipamentos. No entanto, tal como nos smartphones, este segmento está limitado, em termos de sistemas operativos, quase ao Android Wear da Google, Tizen da Samsung ou ao WatchOS da APple.
Agora apareceu um novo SO, de nome AsteroidOS, que pode substituir o Android Wear em alguns relógios inteligentes.
Chama-se AsteroidOS e podemos dizer que é um estilo de CyanogenMod para smartwatches. Este SO é open source e segue uma filosofia diferente dos sistemas operativos mais populares para smartwatches, permitindo que os utilizadores tirem o melhor partido dos seus equipamentos, explorando as mais diversas funcionalidades.
Este sistema tem como principal características o facto de ser open source, desenvolvido por uma comunidade, criado para hackability (poder ser modificado), baseado no GNU/Linux, integra a stack QT5 na parte gráfica, etc.
Veja o AsteroidOS em acção no LG G Watch
Actualmente o AsteroidOS apenas está disponível para programadores para que estes o possam avaliar e colaborar no desenvolvimento do sistema. De salientar ainda que este sistemas operativo é compatível com o Android Wear.