Agora que o Assistente da Google já está disponível em Portugal, é hora de o colocar a funcionar a nosso favor. Existe muito para explorar e muito para retirar desta ferramenta única da gigante das pesquisas.
Uma das configurações mais básicas que devem fazer é associar a voz do utilizador a este sistema. Com esta opção ativa, passam a assim ser identificados e ter resultados personalizados nas pesquisas que forem feitas.
Usar o Assistente da Google no nosso idioma abre as portas de tudo o que a empresa tem estado a criar. Ainda está limitado aos smartphones e a alguns utilizadores. Deve ser alargado em breve a todos, como é a norma na Google.
O Voice Match permite aos utilizadores associarem-se a este serviço e assim terem resultados personalizados. Basta o simples comando de voz e o sistema sabe que é o utilizador, ajustando-se às suas preferências e ao seu passado de pesquisas.
Configurar o Voice Match no smartphone
Devem começar por abrir a app do Google e depois escolher a opção Mais. Aí dentro encontram várias opções, associadas a esta pesquisa e também as Definições. É aqui que devem aceder para avançar.
De seguida, devem ter acesso a uma lista de diferentes opções. Devem escolher Assistente Google.
Agora que estão na área da conta do utilizador, devem escolher o separador Assistente. Podem alterar o idioma, que deverá estar já em português, mas o que pretendem é a opção Voice Match.
De seguida vão iniciar o processo de reconhecimento de voz. Devem escolher a opção Ensinar novamente a sua voz ao Assistente e confirmar que querem eliminar dados anteriores.
Em primeiro lugar terão que repetir a expressão “OK Google” e depois “Hey Google”. Estas expressões serão reconhecidas e associadas ao utilizador.
Depois de executarem estes 4 passos de reconhecimento de voz, o Assistente da Google irá comunicar se o processo correu de forma correta ou não, podendo ser repetido posteriormente.
Para terminar o processo irá ser feita uma associação dentro dos serviços Google. Aqui não será necessária qualquer intervenção do utilizador para avançar no processo.
Ao terminar esta associação, será mais simples ao Assistente reconhecer o utilizador. Todos os dados pedidos vão ser fornecidos, aumentando com o tempo a proximidade e o reconhecimento. Este é um sistema que quanto mais é usado, mais conhece o utilizador e as suas preferências.