Pplware

O Android vai chegar em breve ao Raspberry Pi 3

O Raspberry Pi é um mini computador criado para dar, a um preço reduzido, uma capacidade de processamento elevada. Com um sistema operativo baseado em Linux, tem-se alargado a outras área que vão muito para além da sua ideia original.

A questão do sistema operativo a usar tem sido muito discutida, com muitos utilizadores a pedirem para que possa correr Android. Se até agora não existia uma proposta oficial, esse situação pode estar a mudar muito em breve.

Com vários sistemas operativos baseado em Linux, o Raspberry Pi tem disponíveis várias utilizações, todas elas viradas para o utilizador e para a realização de tarefas multimédia e de serviços. Há ainda uma versão do Windows 10 dedicada a esta plataforma, também ela virada para os serviços.

Algo que falta e que muitos pedem, é uma versão do Android dedicada a este computador. Existem algumas experiências criadas, mas sempre vindas de programadores que assumem o papel que deveria ser da Google.

Mas a gigante das pesquisas parece estar agora a virar-se para o Raspberry Pi e surgiu nos repositórios do AOSP (Android Open Source Project) uma área dedicada ao Raspberry Pi 3.

Este repositório de código está ainda sem qualquer versão disponível, mas mostra que provavelmente vai surgir a tão esperada versão do Android dedicada ao mais recente dos Raspberry Pi.

Sendo uma versão AOSP não deverá ter de imediato a loja de aplicações da Google, mas esta é uma limitação que facilmente pode ser contornada e todos vão poder usufruir de uma experiência Android completa.

Resta agora esperar que a Google e a comunidade Android desenvolvam esta versão para que depois possa ser usada por todos.

Android Police

Exit mobile version