O novo emulador é 3x mais rápido que o da versão anterior
O Android Studio é um plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores. Segundo a própria Google, com o Android Studio a programação para Android é mais simples e rápida.
Recentemente a Google lançou o Android Studio 2.0. Vamos conhecer as novidades.
De acordo com a gigante Google, o Android Studio 2.0 é actualmente a ferramenta que garante a melhor performance para o desenvolvimento de aplicações Android (incluindo Android Auto, Android Wear e Android TV). Este IDE tem tudo o que um programador precisa para programar uma app, incluindo um editor de código bastante completo, ferramentas de análise de código, emuladores, etc.
Além da performance da ferramenta, destacam-se ainda as seguintes novidades:
Instant Run – Para os programadores que gostam de compilações rápidas
Emulador Android – O novo emulador é 3x mais rápido que o da versão anterior e consome menos recursos.
Integração com o Cloud Test Lab – possibilidade de experimentar/testar a app em vários equipamentos – saber mais aqui.
App Indexing Code Generation & Teste que ajuda a programar a app de forma a que esta seja facilmente encontrada pelos utilizadores e também bem estruturada em termos de atributos no AndroidManifest.xml.
Além das novidades referidas, destaca-se ainda a actualização do IntelliJ para a versão 15, um novo GPU debugger, ferramenta interessante para quem programa jogos e várias melhorias ao nível da interface e suporte a gestos multi-touch.
O Android Studio 2.0 é provavelmente a melhor ferramenta para desenvolvimento de aplicações Android e o melhor de tudo é que é gratuita e está disponível para diversos sistemas operativos. Todas as novidades desta versão podem ser encontradas aqui.