Algo que as mais recentes versões do Android e do iOS receberam foi o controlo por gestos. Esta nova forma de gerir estes sistemas facilitam a sua utilização, ao mesmo tempo que dispensam os botões físicos.
Se a maioria dá como mais úteis os gestos que a Apple implementou no iOS, isso pode mudar. O Android Q tem novos gestos, ainda que escondidos, que o aproximam muito do que encontramos no iPhone.
Agora que o Android Q está disponível, muitos são os que o estão a descobrir de forma detalhada. É com a informação que tem sido revelada que se tem sabido das muitas novidades. A mais recente mostra que a Google está a testar novos gestos para controlar o Android Q.
A Google trouxe novos gestos ao Android Q
Na verdade estes não estão acessíveis de forma direta e devem ser ativados primeiro dentro do Pixel Launcher e depois dentro das opções de programador. Aí podem ser tornados usáveis ou mantidos desligados.
Do que se pode ver, estes novos gestos são muito próximos do que podemos encontrar no iOS. Desta forma, e depois de ativados, conseguem dar aos utilizadores do Android Q ainda mais controlo. Caso queiram testar esta novidade, devem procurar por Quickstep, o nome dado pela Google.
O controlo está quase igual ao que temos no iOS
Assim, encontramos agora ao deslizar para cima uma nova animação para o menu Home. Temos também como novidade o deslizar para cima e não soltar, o que dá acesso à lista de aplicações recentes. Este é o novo acesso rápido, em contraste com o que tínhamos antes, com estas apps a serem mostradas no topo da gaveta de aplicações.
Há ainda a possibilidade de deslizar para a esquerda para aceder à última aplicação usada e o deslizar para a direita deixa listar as aplicações mais recentes usadas no Android Q. Uma novidade é a possibilidade de fazer descer a barra de notificações no ecrã principal.
Muitos vão reconhecer estes gestos não apenas do iOS, mas também de outras versões do Android de alguns fabricantes. A Google está assim a aproveitar o que de melhor existe e a colocar na nova versão do seu sistema operativo. Com o Android Q muito irá mudar, como temos visto recentemente.