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Android Processing: Crie aplicações diferentes no Android

O Processing é uma linguagem baseada em Java que existe desde 2001 e é bastante utilizada por artistas gráficos. Inicialmente utilizada para auxiliar no ensino do básico da programação, rapidamente cresceu, suportando diversas plataformas (Windows, Mac Os X, Linux) e permitindo desenvolver aplicações de forma muito simples e intuitiva. Permite criar aplicações fantásticas para Desktop (para computador) e para telefones com suporte para a tecnologia java mobile (J2ME).

Contudo, a evolução não para como vamos ver de seguida.

 

Para começar a trabalhar com o processing, podemos descarregador gratuitamente o seu IDE aqui.

Vejamos então um pequeno exemplo da sua sintaxe. Para isso vamos criar um círculo vermelho, em cima de um fundo preto. O círculo irá ter uma velocidade horizontal e vertical igual (em termos absolutos) e quando tocar num dos limites do ecrã, a velocidade inverte-se. Como a velocidade tem valores absolutos iguais , os ângulos de colisão serão sempre de 45º.

Em Processing, há alguns métodos que se evidenciam, tais como:

Segue o código, que poderão copiar e correr directamente no IDE do Processing, devidamente comentado para seja mais fácil de entender.

Que produz o seguinte output:

Bem, mas o que o que tem esta linguagem a ver com Android?

A resposta é simple. Basicamente podemos usar esta linguagem (Processing) e o respectivo IDE para produzir aplicações para dispositivos móveis com suporte para a plataforma Android. Com apenas algumas alterações, a aplicação feita acima pode ser facilmente executada  num dispositivo Android ou no emulador.

Como?

Passo 1 – Descarregar uma versão do Processing com suporte para Android aqui (caso existam erros relacionados com o Java, descarreguem a versão sem Java).

Passo 2 – Configurar o IDE para utilizar o SDK do Android (se não tiver o SDK instalado, ver aqui

Passo 3 – Garantir que no SDK está instalada a API 7:

Passo 4 – No Menu “Android” do Processing, activar o “Android Mode”.

Passo 5 – No menu “Android” do Processing, escolher a opção “Android SDK and AVD Manager” e localizar o SDK do Android.

Passo 6 – Na aplicação “Android SDK and AVD Manager”, criar um dispositivo virtual chamado “Processing-Android-7” (sem as aspas).

E pronto, faltam apenas algumas alterações no código, e temos uma aplicação Android a funcionar.

Não existe ainda uma forma directa de exportar o .apk, mas brevemente irei explicar como se pode construir o apk com o ant, logo após terminar a série de tutorials que irão culminar com o jogo em pleno funcionamento.

Espero que tenham gostado, mais tutoriais estão a caminho.

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