O Processing é uma linguagem baseada em Java que existe desde 2001 e é bastante utilizada por artistas gráficos. Inicialmente utilizada para auxiliar no ensino do básico da programação, rapidamente cresceu, suportando diversas plataformas (Windows, Mac Os X, Linux) e permitindo desenvolver aplicações de forma muito simples e intuitiva. Permite criar aplicações fantásticas para Desktop (para computador) e para telefones com suporte para a tecnologia java mobile (J2ME).
Contudo, a evolução não para como vamos ver de seguida.
Para começar a trabalhar com o processing, podemos descarregador gratuitamente o seu IDE aqui.
Vejamos então um pequeno exemplo da sua sintaxe. Para isso vamos criar um círculo vermelho, em cima de um fundo preto. O círculo irá ter uma velocidade horizontal e vertical igual (em termos absolutos) e quando tocar num dos limites do ecrã, a velocidade inverte-se. Como a velocidade tem valores absolutos iguais , os ângulos de colisão serão sempre de 45º.
Em Processing, há alguns métodos que se evidenciam, tais como:
- void draw() – executado 25 vezes por segundo (a não ser que o frame rate seja alterado. Ex fram eRate(10) para 10 vezes por segundo)
- void setup() – executado no início da aplicação (Apenas uma vez)
Segue o código, que poderão copiar e correr directamente no IDE do Processing, devidamente comentado para seja mais fácil de entender.
Que produz o seguinte output:
Bem, mas o que o que tem esta linguagem a ver com Android?
A resposta é simple. Basicamente podemos usar esta linguagem (Processing) e o respectivo IDE para produzir aplicações para dispositivos móveis com suporte para a plataforma Android. Com apenas algumas alterações, a aplicação feita acima pode ser facilmente executada num dispositivo Android ou no emulador.
Como?
Passo 1 – Descarregar uma versão do Processing com suporte para Android aqui (caso existam erros relacionados com o Java, descarreguem a versão sem Java).
Passo 2 – Configurar o IDE para utilizar o SDK do Android (se não tiver o SDK instalado, ver aqui
Passo 3 – Garantir que no SDK está instalada a API 7:
Passo 4 – No Menu “Android” do Processing, activar o “Android Mode”.
Passo 5 – No menu “Android” do Processing, escolher a opção “Android SDK and AVD Manager” e localizar o SDK do Android.
Passo 6 – Na aplicação “Android SDK and AVD Manager”, criar um dispositivo virtual chamado “Processing-Android-7” (sem as aspas).
E pronto, faltam apenas algumas alterações no código, e temos uma aplicação Android a funcionar.
- Alteração 1 – O tamanho do ecrã é definido pelo dispositivo, sendo inapropriado definir o tamanho com a função size()
- Alteração 2 – Os limites do ecrã são definidos pelas variáveis screenWidth e screenHeight em vez de width e height.
- Alteração 3 – Não há mais alterações. Basta executar a aplicação, e, se tudo correu bem, aparecerá um emulador Android com a seguinte imagem.
Não existe ainda uma forma directa de exportar o .apk, mas brevemente irei explicar como se pode construir o apk com o ant, logo após terminar a série de tutorials que irão culminar com o jogo em pleno funcionamento.
Espero que tenham gostado, mais tutoriais estão a caminho.