Pplware

Android Oreo é o que mais cresce dentro do universo do sistema operativo da Google

É inegável e um facto conhecido que a Google e os fabricantes não conseguem manter todos os equipamentos atualizados para a mais recente versão do Android. Por essa razão as muitas versões do Android estão espalhadas neste ecossistema.

A aproximação às versões mais recentes está em curso e os mais recentes dados da Google mostram isso mesmo, com o Android Oreo a ser o que mais cresce dentro do universo do sistema operativo da Google.


Todos os meses a Google recolhe informação sobre a utilização do seu sistema operativo nos muitos dispositivos onde o Android corre. São dados importantes para aferir esta utilização e mostrar a evolução do mesmo.

Os dados de setembro revelam que o Android Oreo está a crescer de forma sustentada e que se prepara para ser, em breve, a versão mais usada do Android. Este crescimento resulta da atualização de dispositivos e da venda de novos smartphones. Hoje esta versão tem já 19,2%, tendo crescido 4,6 pontos percentuais no último mês.

No topo da lista de versões do Android em uso temos o Android Nougat, com 29,3% de quota, e o Marshmallow, com 21,6% de quota. Ambas as versões perderam mercado, com a primeira a descer 1,5 pontos percentuais e a segunda a perder 1,1 pontos.

A maior perda no geral veio do Android Lollipop, que desceu 4,4 pontos face aos dados do mês passado. Esta versão está na quarta posição desta tabela, com 18,3%.

O mais estranho destes dados é a ausência do Android Pie. Esta versão, lançada na sua forma final há poucos dias, está apenas disponível para alguns equipamentos e ainda não atinge os 0,1% para poder figurar na tabela de versões do Android da Google.

Num cenário pouco positivo, em que é o Android Nougat que domina, é importante ver que o crescimento está focado no Android Oreo, uma das mais recentes versões do sistema operativo da Google. A ausência do Android Pie mostra que a Google e os fabricantes têm ainda um longo trabalho pela frente para fazer crescer esta versão.

|Fonte

Exit mobile version