A versatilidade do Android é única. Este sistema operativo está instalado em milhares de modelos de diferentes fabricantes, o que lhe confere uma presença única.
Mas o Android por vezes é visto em situações fora do normal, instalado em equipamentos onde não era esperado. Isto voltou a acontecer, ao ser instalado num Lumia 520.
O Lumia 520 é um smartphone lançado em 2013 e que já ultrapassou o seu auge. Esta máquina tem apenas 512MB de RAM, o que levou a que não tivesse a capacidade de receber o Windows 10 Mobile, tendo ficado no Windows Phone 8.1.
Mas agora, e graças aos esforços de um utilizador, o Lumia 520 conseguiu receber o novo Android Nougat 7.1, que acaba de ser lançado para os Nexus e para os Pixel, da Google.
Não existe muito mais informações que expliquem a forma como este Lumia conseguiu receber o Android Nougat, ainda para mais uma versão tão recente e que apenas está em alguns equipamentos da Google. Vejam o vídeo abaixo e comprovem o funcionamento do Android neste Lumia 520.
Algo que salta à vista, para além do facto único do sistema operativo da Google correr neste hardware, é a fluidez com que o Android se comporta num hardware que está claramente ultrapassado e que é, desde o seu lançamento, de uma gama de entrada.
Até a funcionalidade de multi-janela, onde duas aplicações correm em simultâneo, consegue correr de forma quase perfeita neste ecrã de 4 polegadas, com uma resolução de apenas 480 x 800 píxeis.
Isto prova também duas coisas. A primeira é que a nova versão do Android corre sem problemas em hardware já com alguns anos e a segunda é que estes smartphones Lumia, provavelmente, correm o Windows 10 Mobile sem qualquer limitação.