Pplware

Android N poderá vir sem menu de aplicações

A Google já está a desenvolver a sua próxima versão do Android e as possíveis novidades começam a surgir no mundo da Internet.

Além do nome que se especula que possa ser Nutella ou Nougat e do suporte nativo para ecrã sensível à pressão, surge agora a indicação de que esta nova versão do Android possa vir sem o tão característico menu de aplicações, também conhecido como app drawer.

Uma das características mais vincadas do Android, e que o distingue do seu concorrente mais directo iOS, prende-se com o menu onde estão listadas todas as aplicações instaladas no smartphone.

É verdade que muitas marcas já se distanciaram deste menu há muito, com as suas interfaces de utilizador próprias, como é o caso da Huawei com a Emotion UI ou da Xiaomi com a MIUI, mas é também verdade que são muitos os utilizadores que não gostam destas interfaces mesmo pela ausência deste menu.

Agora, o Android Authority, baseado nas palavras de duas fontes distintas, avança com a notícia de que a versão de pré-lançamento do Android 7.0, que irá ocorrer na Google I/O 2016 já no próximo mês de Maio, não conta com o app drawer.

É certo que até à versão final a disponibilizar ao público ainda muita coisa pode vir a ser alterada mas, até ao momento, esta parece ser a realidade para o futuro Android.

 

O Android mais próximo do iOS

As vantagens de não existir um menu de aplicações, que na versão do Android Marshmallow já foi alvo de descontentamento por parte de muitos utilizadores por passar a ser consultada em scroll, passam apenas pela facilidade de desinstalação de uma aplicação.

Em termos de organização geral, tendo em consideração a experiência de utilização de smartphones Android com interfaces que já não incluem o menu de aplicações, esta passará a ser prejudicada, uma vez que para encontrar uma aplicação que não se utiliza com tanta frequência é necessário perder mais tempo para perceber onde é que ela está. Na verdade, esta ausência irá exigir ao utilizador uma maior organização das suas aplicações.

Outra das desvantagens, esta mais psicológica, poderá a ser a aproximação ao sistema operativo da Apple, iOS, algo que a Xiaomi, a Huawei e outras já colocaram em prática.


Qual a sua opinião em relação a esta possível alteração no Android por parte da Google?
Exit mobile version