Pplware

Android Market agora com limite de 4GB…em vez de 50 MB

No dias de hoje, o conceito de “loja de aplicações online” está disseminado por várias marcas. A Google tem o Android Market para dispositivos com Android, a Apple tem a Apple Store, a Samsgung tem a sua a Samsung Apps, etc etc.

Este é um segmento em forte crescimento, e os programadores têm aproveitado ao máximo os proveitos que as plataformas de distribuição oferecem.

No caso do Android Market, sabia que até há relativamente pouco tempo a barreira em termos de tamanho de aplicações a disponibilizar pelo programadores era de 50 MB?

Num comunicado disponibilizado ontem por Tim Bray no Android Developers, a Google fez saber que o limite dos 50 MB para disponibilização de aplicações tinha sido “quebrado”. Apesar da empresa considerar durante alguns anos que este tamanho se ajustava às necessidades do programadores, a verdade é que foram detectadas várias situações onde os 50 MB se tornavam uma limitação grave no desenvolvimento (ex. desenvolvimento de jogos, aplicações interactivas 3D, etc).

No entanto, a empresa fez saber que o limite do APK continua limitado aos 50 MB, de forma a não existirem quaisquer problemas de segurança no sistema de armazenamento do dispositivo. Para que os programadores possam agora usufruir dos 4 GB devem então recorrer a ficheiros de extensão:

Esta é sem duvida uma boa estratégia da Google, uma vez que retira a limitação que existia em termos de tamanho de aplicações. Por outro lado, o Market Android ganhará certamente com esta atitude por parte da Google já que os programadores poderão disponibilizar jogos e outras aplicações com melhor qualidade e funcionalidades.

Será que a barreira dos 50MB era um factor impeditivo para os jogos/aplicações disponiveis no Android Market não terem tanta qualidade que o de outras plataformas?


Homepage: Android Developers

Exit mobile version