No dias de hoje, o conceito de “loja de aplicações online” está disseminado por várias marcas. A Google tem o Android Market para dispositivos com Android, a Apple tem a Apple Store, a Samsgung tem a sua a Samsung Apps, etc etc.
Este é um segmento em forte crescimento, e os programadores têm aproveitado ao máximo os proveitos que as plataformas de distribuição oferecem.
No caso do Android Market, sabia que até há relativamente pouco tempo a barreira em termos de tamanho de aplicações a disponibilizar pelo programadores era de 50 MB?
Num comunicado disponibilizado ontem por Tim Bray no Android Developers, a Google fez saber que o limite dos 50 MB para disponibilização de aplicações tinha sido “quebrado”. Apesar da empresa considerar durante alguns anos que este tamanho se ajustava às necessidades do programadores, a verdade é que foram detectadas várias situações onde os 50 MB se tornavam uma limitação grave no desenvolvimento (ex. desenvolvimento de jogos, aplicações interactivas 3D, etc).
No entanto, a empresa fez saber que o limite do APK continua limitado aos 50 MB, de forma a não existirem quaisquer problemas de segurança no sistema de armazenamento do dispositivo. Para que os programadores possam agora usufruir dos 4 GB devem então recorrer a ficheiros de extensão:
- Cada aplicação tem 2 ficheiros de expansão, cada um com 2 GB, num formato à escolha do programador
- O Market Android continuará a hospedar essa informação
- Na maioria dos dispositivos, os ficheiros de expansão serão descarregados automaticamente com a aplicação (sendo que esta não correrá, até que toda a informação esteja do lado do dispositivo).
- Em dispositivos mais antigo, os ficheiros de expansão serão descarregados via uma biblioteca disponibilizada pela própria Google (ver aqui)
Esta é sem duvida uma boa estratégia da Google, uma vez que retira a limitação que existia em termos de tamanho de aplicações. Por outro lado, o Market Android ganhará certamente com esta atitude por parte da Google já que os programadores poderão disponibilizar jogos e outras aplicações com melhor qualidade e funcionalidades.
Será que a barreira dos 50MB era um factor impeditivo para os jogos/aplicações disponiveis no Android Market não terem tanta qualidade que o de outras plataformas?