Pplware

Android 9 Pie – Nem a Google consegue aceder ao conteúdo das cópias de segurança

Com a apresentação do Android 9 Pie, foram apresentadas várias novidades no campo da segurança e privacidade dos utilizadores e dos seus dados. No entanto, alguns pormenores ainda estão a ser descobertos aos poucos.

A Google anunciou agora uma maior segurança nas cópias de segurança, afirmando que não lhes conseguirá aceder daqui para a frente.


Nos últimos anos, o Android tem mostrado sinais de grande evolução e maturação, muito devido às grandes alterações e otimizações que tem sido implementadas nas novas versões que têm surgido anualmente.

Embora visualmente pouco tenha mudado nas últimas versões, a verdade é que muitas têm sido as alterações de fundo e as funcionalidades que têm surgido para facilitar o dia-a-dia do utilizador e a sua segurança.

Depois de meses a ouvir falar sobre as novidades da Google para o Android 9 Pie, eis que surgiu agora uma nova notícia, no blog oficial de segurança da marca americana, que fala sobre as novidades nas cópias de segurança.

Segundo a Google, a segurança foi muito reforçada, não sendo possível os dados serem acedidos, nem pela própria empresa americana. Para isso, contam com o chip de segurança implementado no Pixel 3, o Titan, que, usando o nosso pin, padrão ou palavra-passe e o protocolo FIDO, gere uma cifra de alta segurança onde a chave é gerada no próprio dispositivo.

Embora este sistema esteja apenas a funcionar em pleno nos novos Pixel, a Google não esqueceu os restantes utilizadores. Assim, sempre que alguém com Android 9 Pie faça uma cópia de segurança, terá à sua disposição um chip de segurança Titan individual no centro de dados que utilizará o código do equipamento para decifrar.

Com esta novidade, a Google impõe uma evolução na privacidade dos dados dos utilizadores no seu sistema operativo, no entanto acaba por admitir que, até agora, os dados dos utilizadores eram facilmente acessíveis pela empresa americana.

Via: Google

Veja também…

Exit mobile version