Uma das ideias recorrentes do universo Android é a sua profusão de versões e a consequente fragmentação. Isto é uma verdade quando olhamos para este universo como um todo, mas aparentemente não o é quando nos focamos na restrita e limitada oferta da Google.
Segundo um dos responsáveis da Google, o Android 9 Pie, a mais recente verso do Android, está já a ser usada em 75% dos equipamento da marca, os Pixel.
A oferta da Google no campo dos smartphones é limitada e está neste momento focada apenas nos Pixel, com as suas 3 versões.
Estes são os equipamentos de eleição da marca e os que mais depressa estão a receber as novas versões do Android, sendo também usados para testar as versões de desenvolvimento.
Depois de se saber que a adesão dos iPhones ao iOS 12 atingiu já a meta dos 50%, e respondendo a um tweet onde a Google era questionada sobre a posição do Android, Rick Osterloh, o responsável máximo relativamente ao hardware da Google respondeu com um valor.
Pixel users upgrade to new Android releases very quickly; >75% of Pixel users are on the terrific Android Pie release, and more are updating every day. #madebygoogle https://t.co/LPej2BUtHX
— Rick Osterloh (@rosterloh) October 12, 2018
Segundo os dados de Rick Osterloh, a adesão dos Pixel ao Android 9 Pie é já de 75%. Importa notar que esta versão foi apresentada há já quase um mês.
Dos números apresentados pela Google ficam no ar 2 questões. A primeira, focada nos Pixel, um smartphone vocacionado para utilizadores mais especialistas, questiona porque este número ainda não atingiu os 100%.
O que leva um utilizador que deverá conhecer bem o sistema da Google a manter-se numa versão desatualizada?
A segunda, pertinente, foca-se na diferença de números de dispositivos que estão em comparação. O números de unidades vendidas do Pixel é muito inferior a todas as diferentes gerações do iPhone e, por isso, será justa a comparação?
Seria interessante ver estes valores refletidos no universo geral do Android, mas infelizmente a fragmentação é uma realidade que tão cedo não deverá conseguir ser ultrapassada.
Os números de adesão ao Android 9 Pie, na globalidade, ainda são residuais e, pela experiência em versões anteriores, demorará ainda muito tempo a que esta nova versão surja em destaque nas taxas de utilização do Android.