Pplware

Android 5.0.1 tem problema grave na gestão da memória RAM

Ter uma nova versão de um sistema operativo nos nossos equipamentos é sempre bom até porque existem normalmente novas funcionalidades que os utilizadores querem experimentar.

No entanto, no caso do Android, em especial Android 5.0.1, há um problema que tem vindo a “assombrar” muitos utilizadores. Esse problema está relacionado com a gestão da memória RAM mas a Google não reconhece tal problema.

Tal como já informamos em vários artigos, a Google lançou um pouco à pressa o Android 5.0, tendo quase de imediato disponibilizado o Android 5.0.1 para alguns dispositivos e até já existe o Android 5.0.2. Como a rapidez é muita das vezes inimiga da perfeição, de acordo com muitos utilizadores, o Android 5.0.1 tem uma falha grave (e chata) no que diz respeito à gestão de memória RAM.

Segundo vários testemunhos na página do Android Open Source Project – Issue Tracker, o Android 5.0.1 não consegue fazer bem a gestão da memória RAM, o que leva muita das vezes a existirem consumos de memória RAM excessivos na ordem dos 1.3 GB (nós dispositivos em que é possível).

Para compensar tal consumo, o próprio sistema operativo, retira abruptamente algumas aplicações da memória RAM, ganhando assim mais recursos.

Ao que parece, tal problema associado ao próprio gestor de memória do Android 5.0.1 que não é eficaz a libertar a memória RAM usada por uma aplicação que entretanto foi fechada, ficando assim uma memória RAM “morta”, sem qualquer aproveitamento, carregada no sistema. A lista de queixas é já bem extensa mas até ao momento não há qualquer informação da Google sobre este caso.

Actualmente, a única solução  para tal bug é reiniciar o equipamento de modo a que a memória RAM “morta” seja libertada. De referir que o uso excessivo de memória faz com que, a determinada altura, o utilizador deixe de conseguir gerir “normalmente” o equipamento.

Exit mobile version