Não é novidade que a Google tem o Android 13 a ser preparado. Esta era ainda uma versão onde a gigante das pesquisas estava a começar a criar as suas novidades e a definir a base para esta novidade para os smartphones.
Esta versão agora evoluiu e a Google anunciou finalmente a primeira versão beta pública. Esta contínua focada nos testes, mas pode ser instalada de forma mais alargada e está acessível. Ainda assim, o rumo à versão final está estabelecido.
Há alguns meses que a Google tem o novo Android 13 a ser preparado. A gigante das pesquisas tem metas específicas para os seus desenvolvimentos, com uma primeira visão mais profunda a ser apresentada já em breve, durante a I/O deste ano.
Assim, e para continuar os desenvolvimentos, a Google resolveu dar mais um passo importante nesta nova versão do seu sistema operativo móvel. Assim, surge agora a primeira versão beta do Android 13, para que os testes continuem.
Uma das grandes novidades que esta primeira aversão de testes pública tem foca-se nas permissões de acesso aos ficheiros. Se até agora tudo se baseava numa única opção para as permissões, agora será possível separar esta em acesso aos vídeos, imagens e áudio.
Há também novas APIs que vão permitir aos programadores criarem ícones temáticos por apps, a colocação rápida de blocos de configuração, o suporte para idiomas por app, áudio Bluetooth Low Energy (LE) e suporte para MIDI 2.0 sobre USB.
Por agora, a Google tem o Android 13 aberto para testes públicos, ainda que limitados. Isto significa que será apenas possível instalar esta primeira versão nos smartphones Pixel, desde o 4 até ao mais recente 6 e 6 Pro.
OS planos que a Google tem mostram de forma clara que o Android 13 irá ser desenvolvido e aprimorado nos próximos meses. A versão final está prometida, mas ainda não tem uma data prevista para ser lançada. Tudo aponta para que surja, como é normal, no final do verão.