Pplware

Android – 10 Aplicações para Informáticos…e não só (Parte I)

Hoje em dia, começam a verem-se cada vez mais técnicos e engenheiros de informática a recorrerem ao seu smartphone/tablet  para administrar a  maioria dos serviços informáticos, por exemplo relacionados com a administração da rede informática , gestão dos servidores, gestão de base de dados, etc.

Hoje vamos dar a conhecer 5 aplicações  para Android, que certamente deverão estar instaladas no smartphone/tablet de qualquer administrador de redes.

AndFTP – Um cliente FTP excelente para Android

AndFTP é uma uma aplicação direccionada para os dispositivos com Android, sendo um cliente com total suporte para o protocolo FTP (File Transfer Protocol).  Podemos utilizar este cliente FTP/SFTP/FTPS para fazer o download/upload de ficheiros ou realizar tarefas de administração a partir do nosso smartphone Android. Este pode retomar qualquer operação em curso e ainda permite ao administrador realizar acções de base como renomear, apagar e actualizar autorizações, ou ainda executar comandos personalizados. AndFTP permite igualmente enviar ficheiros por email, por Instant Messenger, via Bluetooth, ou através de outras aplicações de partilha. A versão Pro traz o suporte para ligações Secure Copy Protocol (SCP) e permite a sincronização entre pastas remotas e pastas locais.


Homepage: AndFTP – Um cliente FTP excelente para Android

ConnectBot – Um cliente SSH para o Android

O ConnectBot é um cliente com suporte para o protocolo SSH/Telnet, desenvolvido por Kenny Root e Jeffrey Sharkey para a plataforma Android. Através desta pequena mas fantástica aplicação, é possível controlar totalmente qualquer servidor/máquina que tenha o SSH/Telnet a correr.

A aplicação permite várias sessões SSH em simultâneo e ainda disponibiliza suporte para copy/paste de informação entre aplicações.

ES File Explorer – Gestor de ficheiros para Android

O ES File Explorer é um gestor de ficheiros bastante completo, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades bastante úteis das quais destacamos:


Homepage: ES File Explorer – Gestor de ficheiros para Android

Wifi Analyzer – Site Surveys através do Android

o Wifi Analyzer é uma aplicação gratuita, desenvolvida pela Farproc, que permite descobrir redes sem fios. Além dessa simples informação, esta aplicação permite realizar site surveys, indicando ao utilizador quais os canais (conjunto de frequências utilizadas pelos equipamentos para comunicarem) ocupados pelos  pontos de acesso detectados.


Homepage: Wifi Analyzer – Descubra redes Wireless com o Android

GTech Network Tools – Ferramentas de rede no Android

O GTech Network Tools é uma aplicação totalmente gratuita para todos os equipamentos que tenham com SO o Android. Disponibiliza um conjunto de ferramentas e informações que permitem monitorizar e testar a conectividade Wifi ou 3G.

Com esta ferramenta é possível visualizar facilmente as configurações a nível de TCP/IP (endereço IP, máscara, gateway e DNS), o endereço IP externo associado e outras informações associadas ao operador.


Homepage: GTech Network Tools – Ferramentas de rede no Android

Por hoje é tudo. Agradeço desde já a participação do Rui Silva, que nos ajudou na elaboração deste artigo. Num próximo artigo iremos apresentar mais 5 aplicações interessantes e até lá aguardamos os vossos comentários para as aplicações apresentadas e sugestões para outras aplicações que usem ou conheçam.

Exit mobile version