A Samsung é fantástica no que toca ao fabrico de smartphones topo de gama, os melhores do mercado pertencem-lhe e disso não há quaisquer dúvidas. Mas para chegar ainda a mais utilizadores a marca vai lançando equipamentos mais acessíveis e com design mais simples e um hardware menos potente.
A partir do lançamento do Samsung Galaxy Alpha, a marca está a apostar na série A com equipamentos dirigidos sobretudo aos mais jovens. Conheça em pormenor o Samsung Galaxy A3.
- Design
- Câmaras
- Autonomia
- Resolução do Ecrã
- Alguns bugs no sistema
Aspectos positivos
Aspectos negativos
1 – Características Gerais
O Samsung Galaxy A3 foi lançado no início do ano ao lado do Galaxy A5, dois equipamentos dirigidos principalmente ao público mais jovem, com várias funcionalidades optimizadas para a partilha de conteúdos nas redes sociais.
O Samsung Galaxy A3 tem um ecrã Super AMOLED de 4.5 polegadas, com um resolução HD de 540 x 960 píxeis, claramente insuficiente para a gama de preços em que se encontra. Conta com um processador Snapdragon 410 MSM8916 quad-core a 1.2 GHz, Cortex-A53, e vem com 1.5 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.
Este smartphone permite a utilização de um cartão SIM e de um cartão microSD de forma a aumentar a capacidade de armazenamento até 64 GB. Vem com a versão 4.4.4 do Android KitKat integrada e com a interface TouchWiz, já conhecida dos Samsung Galaxy.
O Samsung Galaxy A3 está disponível em Portugal nas cores de preto, branco e prata por um preço médio de 286,15€.
As duas câmaras conseguem resultados muito bons, sendo que a principal conta com 8 megapíxeis e a secundária com 5 megapíxeis.
Dentro da caixa vêm o Samsung Galaxy A3, o carregador de 1 A e o cabo USB/microUSB, os auscultadores e respectivos acessórios e o guia de instruções rápidas.
Especificações completas
-
Ecrã
- Super AMOLED de 4.5″, resolução 540 x 960 píxeis (~245 ppp)
- Protecção: Corning Gorilla Glass 4
-
Processador
- Snapdragon 410 MSM8916 Quad-Core 1.2 GHz, Cortex-A53
-
Rede
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G (LTE): 800 / 1800 / 2100 / 2600 MHz
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.4 (kitKat)
-
Memória
- Memória RAM: 1.5 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: microSD até 64 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP com flash LED
- Secundária (frontal): 5 MP
-
Funcionalidades da câmara
- Selfie com a câmara de trás, disparo contínuo, geo-referência, foco manual, detecção de rosto, panorama, HDR, modo noite, GIF animado, som e disparo, desporto e rosto belo.
-
Vídeo
- Gravação: FullHD (1080p@30fps)
-
Sensores
- Acelerómetro, bússola, sensor de proximidade
-
Dimensões e peso
- 130,1 x 65,5 x 6,9 mm, 110,3 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n, dual-band, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
- GPS: A-GPS, GLONASS
- Bluetooth® 4.0
- USB: microUSB v2.0
- NFC
-
Bateria
- 1900 mAh Li-Ion (não removível)
-
Cores
- Preto, branco, prata, rosa, dourado e azul claro
-
Preço
- 286,15€ (preço médio no KuantoKusta)
2 – Design
O design é o que mais destaca os Samsung Galaxy da série A. São bonitos, elegantes, e apesar de serem desenhados para os mais jovens, a verdade é que se adaptam a qualquer tipo de utilizador. Muito leve e fino, o Samsung Galaxy A3 conta com umas dimensões de 130,1 x 65,5 x 6,9 mm e pesa 110,3g.
O ecrã de 4.5 polegadas, com protecção Corning Gorilla Glass 4, está assente numa estrutura toda ela metalizada, tal como o Samsung Galaxy Alpha apresentou pela primeira vez num smartphone Samsung.
As laterais são pintadas a preto, a cor principal do smartphone, sendo que as bordas se mantém metalizadas, contudo esta zona está mais sujeita a ganhar pequenos riscos com a utilização.
Na lateral esquerda vem incluído o botão de Volume e na direita os botões de Power e os slots para o cartão microSD e nano-SIM. Em cima encontra-se um microfone e em baixo a entrada para os auscultadores de 3,5 mm a porta micro USB e o outro microfone.
Na frente, acima do ecrã vêm os sensores de luminosidade e proximidade, o LED de notificações, encontra-se ainda o altifalante e a câmara de 5 megapíxeis. Abaixo do ecrã está colocado o botão Home físico acompanhado dos botões capacitivos de menu e retroceder.
A capa traseira não é removível e é em metal, contudo este metal é rugoso, ganhando algumas manchas (com o suor das mãos, por exemplo) difíceis de limpar.
Ainda na traseira vem a câmara de 8 megapíxeis e o Flash LED e o altifalante principal. Uma vez que a câmara é saliente, ao assentar o smartphone numa superfície plana, o altifalante reproduz som com boa qualidade, não ficando abafado.
3 – Interface, aplicações e funcionalidades
O Samsung Galaxy A3 vem com a versão 4.4.4 do Android KitKat e, tal como qualquer Galaxy, traz consigo a interface TouchWiz. Pessoalmente não considero que esta interface seja prejudicial para a generalidade dos smartphones da marca, contudo, há que admitir que este Galaxy A3 não tem capacidade para o suportar.
Este smartphone não permite o acesso a algumas das funcionalidades existentes nos topo de gama, nomeadamente à S Health que está desenhada para os equipamentos com um maior número de sensores. Ainda assim, uma aplicação para desporto é quase que essencial hoje em dia num smartphone.
A barra de notificações é bastante organizada e as configurações rápidas bastante completas, bem como a lista de definições.
Há que falar do desempenho do smartphone. No que toca à rapidez para abrir aplicações, transição entre aplicações e menus, este é um equipamento rápido, contudo, foram detectadas diversas falhar no sistema que até agora ainda não foram solucionadas com qualquer actualização.
O Widget da meteorologia desaparece várias vezes, sem causa aparente. Para que regresse é nessário ir até à personalização dos ecrã (através de um clique longo no ecrã) para que volte a surgir. Mas o widget não é eliminado do ecrã, apenas desaparece a sua imagem.
As chamadas telefónicas recebidas falharam algumas vezes, aparecendo apenas no final a indicação de chamada perdida. Também o despertador ficou por tocar de manhã 2 ou 3 vezes durante o tempo de análise. E o sistema, claro está, revelou-se um enorme consumidor de energia.
4 – Câmaras
O Galaxy A3 vem com uma câmara principal de 8 magapíxies que conta com o auxílio de um Flash LED. Já a câmara frontal acompanha a tendência das selfies e vem com 5 megapíxeis.
A câmara traseira permite a captura normal com foco automático ou manual, com HDR, detecção e melhoramento de rosto. É ainda possível seleccionar diferentes modos de captura, como modo Noite, Selfie com a câmara de trás, Disparos contínuos, GIF animado, ou desporto.
A camara frontal premite captura de fotos por gestos, ao mostrar a palma da mão começa um countdown para o disparo. Permite ainda tirar selfies panorâmicas para que ninguém fique fora da fotografia.
O resultado final das fotografias e vídeos é bastante satisfatório e a qualidade das fotografias capturadas com a câmara principal são melhores do que as de muitos smartphones que enaltecem os muitos megapíxeis das suas câmaras.
Confira a qualidade das fotografias através dos seguintes exemplos:
5 – Autonomia
A autonomia do Samsung Galaxy A3 fica a cargo de uma bateria de 1900 mAh e fica claramente prejudicada pelo sistema.
Na verdade, a autonomia não é muito inferior à de muitos equipamentos no mercado, contudo, as perdas de carga com o smartphone em standby são um pouco preocupantes. Durante a noite, com dados móveis e Wi-Fi desligado, o smartphone chegou a perder mais de 30% de bateria. Sendo que o grande culpado era o Sistema Android.
6 – Veredicto
Infelizmente, este é um smartphone com mais pontos negativos do que positivos, é inconcebível que uma marca como a Samsung coloque no mercado equipamentos com tão boa qualidade de construção, com um hardware até bastante razoável para a gama de preços onde se insere e depois o software não se consiga adaptar a ele na perfeição.
As duas câmara são sem dúvida um dos pontos positivos deste Galaxy A3 o que acaba por cumprir o objectivo de se adaptar ao público mais jovem. Além do mais, a qualidade de reprodução de som através do altifalante principal é bastante boa o que agradará também a esse público. O facto de suportar 4G e de vir com NFC conferem-lhe outra das suas vantagens.
O Pplware agradece à Samsung pela cedência do Samsung Galaxy A3 para análise.