Pplware

Análise Huawei U8800 IDEOS X5

Após testar o Sony Ericsson Xperia Play, as minhas expectativas estavam bem altas e foi com alguma apreensão que peguei neste IDEOS X5. Estava receoso que me desapontasse tanto em comparação com o Xperia que me tirasse as forças de escrever estas linhas. No entanto, o que aconteceu foi muito o oposto. Nas semanas (que agora sabem a pouco) que tive este menino nas minhas mãos, tenho de admitir que lhe fiquei rendido e que o facto de ser um “entrada de gama” não lhe faz qualquer mossa e lhe permite rivalizar com alguns dos seus mais principais oponentes.

Gostaria de mencionar que o uso feito do IDEOS X5 para esta análise foi o mais “normal” possível. Não houve quaisquer alterações de ROM, nem invenções do género. Tratou-se apenas de uso corrente do dia-a-dia, baseado em normais acessos ao Wi-Fi e Satélite, uso da câmara de filmar e de fotografar e, claro está, telefonar e SMS/MMS.

Embalagem e Aparelho:

O Huawei U8800 IDEOS X5, como tive oportunidade de referir nas primeiras impressões (aqui) é de extrema beleza, e essa mesma beleza começa logo pela própria embalagem que se apresenta duma forma bem espaçosa e limpa.

Nesta mesma embalagem temos então o nosso Huawei U8800 IDEOS X5, uma bateria, um carregador, um auricular e os inevitáveis manuais do telemóvel.

Esteticamente o IDEOS X5 é um aparelho bastante belo. Com uma coloração preta “esmaltada”, sem reflexos e com os botões embebidos no próprio ecrã, de 3,8’’, torna-se num Smartphone bastante elegante.

A capa, dum plástico não demasiado rígido, acaba por ser extremamente simples de retirar e colocar e o facto de ser dum plástico aborrachado (perdoem-me a expressão) torna-o mais sensível ao toque e causando uma boa aderência.

 

Especificações

[tabcontainer] [tabtext]Geral[/tabtext] [tabtext]Tamanho e Peso[/tabtext] [tabtext]Ecrã[/tabtext] [tabtext]Som[/tabtext] [tabtext]Memória[/tabtext] [tabtext]Conectividade[/tabtext] [tabtext]Câmara[/tabtext] [tabtext]SO & CPU[/tabtext] [tabtext]Extras[/tabtext] [tabtext]Bateria[/tabtext] [tabtext]Preço[/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima
Sistema Operativo e dia-a-dia:

O IDEOS X5, apresenta o sistema Android 2.2 (Froyo) de raiz, que apesar de algumas diferenças ou lacunas face ao Gingerbread (Xperia Play) não se torna de forma alguma, no mau da fita. Não me vou alongar muito com o sistema Android, mas apenas quero deixar bem claro que, fora algumas limitações, facilmente ultrapassáveis por algumas idas ao Market, o sistema se apresenta extremamente estável e não tive durante os vários dias de uso, qualquer problema de freeze, crash ou situação anómala.

Sendo um sistema Google Oriented, temos, de resto, as habituais aplicações da praxe … Google Maps, Google Search, Gmail …

O acesso a redes sociais tais como o Facebook e Twitter são também porta-estandartes deste Smartphone e funcionam bem.

O Wi-fi manteve-se constantemente ligado e não falhou em circunstância alguma, mantendo-me sempre ligado às diversas redes que me conectei sem problemas e de forma automática.

Quanto ao uso do GPS, a única queixa que posso fazer, é precisamente o drástico consumo de bateria que acaba por provocar. De resto, sem problemas e apenas com ocasionais perdas de sinal de satélite.

Talvez aqui o ponto menos bom que tenha reparado, foi numa ocasional lentidão ou falta de sensibilidade a responder ao toque, especialmente na navegação dos menus. Ocasionalmente, a resposta às ordens tácteis não foi imediata, mas nada de irremediável.

anterior próxima
Relativamente a um dos pontos que foi repetidamente mencionado nos comentários do artigo de Primeiras Impressões, a utilização de cartões SD externos e instalação de aplicações e jogos aí, não me trouxe quaisquer problemas. Talvez apenas com uma aplicação de Screensavers que deixou de funcionar no cartão, mas após passar novamente para a memóra do IDEOS X5, voltou a operar. De resto, os acessos aos dados foram normais e sem problemas!

O IDEOS X5 não é um telemóvel a pensar em jogos, tal como o Xperia, mas ainda assim, apresenta-se pronto para o serviço. O inevitável Angry Birds foi o principal teste feito neste capitulo e não há nada a dizer, além de ser um grande jogo… 🙂

anterior próxima
 
Câmara:

A câmara, embora sendo de apenas 5 Megapixels, e digo apenas, pois já há concorrentes bastante mais fortes neste aspecto, acaba por não desiludir permitindo a obtenção de boas fotos, quer seja de dia, quer seja de noite (com recurso ao flash).

A existência do Zoom é uma característica que, pessoalmente, considero extremamente útil.

De resto as habituais opções de parametrização da câmara estão presentes:

Não é uma câmara de fotografar topo de gama, mas é bastante boa para um smartphone.

O vídeo, apesar de filmar apenas a 30fps, e com um máximo de resolução de 720p apresenta uma boa qualidade, embora com um pouco de palidez ocasional.

anterior próxima
Também ainda na secção de vídeo, nota-se um pouco de arrasto quando há deslocações rápidas com a máquina mas, nada de extraordinário. Também temos de reparar que o IDEOS X5 não é uma câmara de filmar.

A ausência de câmara frontal pode ser considerada uma lacuna, embora a incapacidade nativa do Android em proceder a videochamadas perdoe essa ausência, em parte.

Benchmark e Performance:

O processador, de 800Mhz aguenta bastante bem o dia-a-dia e apenas em algumas circunstâncias se nota a falta de algo mais. Por vezes há algum arrastamento de alguns ecrãs, ou mesmo demora na execução dos nossos comandos.

Entretanto, e como não poderia deixar de ser, levei a cabo a alguns testes de benchmark e, usei nesses testes a ferramenta de Benchmark, Quadrant, na qual obtive resultados bastante positivos. Conseguiu uma pontuação de1372 pontos nesse teste ficando à frente de outros bem nossos conhecidos tais como Nexus One 2.2, HTC Evo 2.2 ou mesmo Samsung Galaxy S.

Estes resultados não desiludem, e após trabalhar com o IDEOS X5 também não surpreendem.

anterior próxima
Uma das minhas eternas críticas é, em dúvida, a autonomia das baterias. Com o sistema de origem e com todos os sistemas operacionais e a trabalharem torna-se quase imprescindível andar de carregador atrás, pois se durar 1 dia e meio, já é obra.

Agora se houver um mínimo de poupança e não ter os dados sempre activados, ou usar o Wi-fi quando possível … então aí atinge-se os dois dias sem qualquer problema … mesmo com um consumo regular de chamadas/mensagens.

No entanto, continuo a achar pouco … acho que está na hora de aparecerem alternativas!

Apreciações Finais:

O Huawei U8800 IDEOS X5 é um Smarphone bom. Aliás, atrevo-me a dizer, muito bom. A todos os níveis. Tem capacidade de processamento, tem funcionalidades, é fiável, é multifacetado, tem capacidade gráfica, é relativamente acessível em termos financeiros, é bonito, simples de usar e tem o Android 2.2 (Froyo).

Com estes ingredientes, o resultado final só poderia ser um aparelho de grande qualidade e, se me fosse possível atribuir-lhe uma nota, como na análise dum qualquer jogo, com toda a certeza que lhe atribuiria um 8.5.

Como curiosidade final, resta-me indicar que, segundo a própria TMN este modelo teve uma grande aceitação pela parte do mercado, atingindo valores de activação bastante acima dos esperados e, tornando-o assim, num sucesso de vendas. Pessoalmente, acho-o inteiramente merecido.

Pontos Fortes:

Pontos Fracos:


Homepage: Huawei IDEOS X5 na TMN
Homepage: Huawei IDEOS X5

Exit mobile version