Pplware

Análise: bq Aquaris E5, um novo Dual-SIM no mercado

A escolha de um smartphone a um preço mais acessível não é de todo uma tarefa fácil. O mercado está repleto de ofertas e muitas delas acabam por não corresponder às expectativas do utilizador face ao preço pago.

O smartphone em análise é um dos outros. O bq Aquaris E5, um Dual-SIM, apresenta-se como uma excelente solução para o segmento médio/baixo. Além do design, com linhas elegantes, o desempenho é bastante satisfatório.

É inegável que o mercado dos smartphones está cada vez mais exigente e isso tem feito com que as marcas, principalmente as novas marcas neste sector, se desdobrem em oferecer equipamentos com uma melhor relação qualidade/preço.

Caso disso é o trabalho que a bq tem vindo a desenvolver com a colocação de novos smartphones à disposição dos utilizadores. O Aquaris E5 foi lançado em Maio em simultâneo com mais 3 modelos Aquaris, o E4, E4.5 e o E6, sendo que em Portugal já estão disponíveis os modelos E4.5 e E5 HD; os restantes, incluindo um Aquaris E5 FullHD com um processador Octa Core, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena do presente mês.

O modelo em análise, o Aquaris E5 HD de 16 GB de memória interna encontra-se disponível por €199,90. Mais acessível é o modelo Aquaris E5 de 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, por €179,90.

 

Especificações

  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
  • Processador: MediaTek Quad Core Cortex A7 @ 1.3 GHz
  • Memória RAM: 1/2 GB
  • Memória interna: 8/16 GB
  • Memória externa: cartão microSD até 32GB
  • Ecrã: IPS 5″, com protecção Dragontrail e resolução HD 720×1280 (294 ppp)
  • Câmara traseira: 13Mpx – 18Mpx interpolados (Dual flash e autofócus), gravação de vídeo Full HD (1080p)
  • Câmara frontal: 5Mpx – 8Mpx interpolados
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g (DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot), Bluetooth v4.0
  • Sensores: luminosidade, proximidade, acelerómetro, eCompass e giroscópio
  • Bateria: 2500 mAh Li-Po, não removível
  • Dimensões: 142 x 71 x 8,65 mm, 134 g

 

Design e características gerais

O bq Aquaris E5 em análise vem equipado com um processador quad-core a 1.3 GHz, tem 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna, expansível até 32GB através de cartão microSD. O ecrã de 5 polegadas tem uma resolução HD de 720×1280 píxeis, com uma densidade aproximada de 294 ppp, com protecção Dragontrail.

Apesar da resolução ser apenas HD, o que se compreende pela gama de preços onde está inserido, o ecrã não desilude, contudo as cores podiam ser mais vivas e brilhantes. Em ambiente de luz solar, de uma forma geral, os smartphones têm evoluído bastante, e apesar dos níveis de luminosidade não serem surpreendentes, a experiência não é de todo desagradável.

Em termos de dimensões, o Aquaris E5 pesa 134g, um peso bastante agradável para o tamanho de 142 x 71 x 8,65 mm. Normalmente os equipamentos das novas marcas pecam um pouco neste aspecto das dimensões, mas este Aquaris E5 está bastante bem conseguido.

A estrutura, toda ela em plástico, mostrou-se bastante resistente e apesar deste ser o modelo de cor branca não detectei problemas de qualquer sujidade durante o tempo de utilização. É bastante elegante e as arestas não são demasiado vincadas. Apesar disso, este não é o smartphone mais ergonómico que já me passou pelas mãos.

Os botões principais, de Volume e Power, encontram-se na lateral direita. Tendo em conta as dimensões do equipamento o botão do Power encontra-se muito em cima, longe do alcance de qualquer dedo, quando segurado apenas com uma mão. Do lado esquerdo estão apenas colocadas as ranhuras para os dois cartões microSIM.

O altifalante está colocado em baixo junto da porta microUSB, onde também estará naturalmente incluído o microfone, e em cima encontra-se o slot para o cartão microSD e a entrada de 3,5 mm para auscultadores.

Na frente do smartphone, abaixo do ecrã encontram-se os botões tácteis comuns do Android e, em cima, o LED de notificações RGB, a câmara de 5 megapíxeis e os sensores de luminosidade e proximidade.

A traseira plana do smartphone inclui a câmara de 13 megapíxeis no canto superior esquerdo, o flash duplo e ainda o segundo microfone para uma gravação em stereo.

Dentro da caixa, além do bq Aquaris E5 vêm, devidamente acondicionados, o cabo de transmissão de dados, o carregador e ainda alguns documentos de apoio à utilização do smartphone.

 

O Android

Desta vez a bq tomou a atitude que todas as marcas deveriam tomar, a de incluir uma versão de Android actualizada nos seus equipamentos de gamas mais acessíveis. Ainda que não traga a última versão do Android, os vários bq Aquaris que foram lançados em Maio trazem a versão 4.4.2 do Android KitKat integrada, o que só por si é uma vantagem face a alguma concorrência da mesma gama.

Em termos de desempenho, há memória suficiente para ter várias aplicações abertas em simultâneo, correr jogos mais pesados sem bloqueios. A navegação no browser, a transição de menus e os efeitos da interface são acções muito fluídas, o que lhe confere uma utilização muito agradável. A principal crítica a fazer em termos de desempenho refere-se à aplicação do YouTube que aparentemente começa a reproduzir os vídeos normalmente, mas passado um ou dois segundo tem uma pequena paragem e o som fica descoordenado com a imagem, e ainda com a aplicação da Câmara que também bloqueia de vez em quando.

A interface é bastante simples, muito próxima de um Android original, e em termos de aplicações nativas além das aplicações Google traz inclusas apenas algumas apps extra ao habitual nos Androids. Em termos de definições o destaque vai para a possibilidade de ligar o ecrã através do duplo toque, muito útil para não ter que obrigar a carregar no botão de Power.

Como já é hábito, damos destaque também a algumas aplicações inclusas no smartphone:

anterior próxima

 

Fotografia e Vídeo

A câmara fotográfica principal tem 13 megapíxeis ou 18 megapíxeis interpolados. Em relação aos megapíxeis interpolados isto significa que em vez de ser aumentado o número de megapíxeis reais da imagem, a interpolação afasta os píxeis uns dos outros e, através de algoritmos, calcula a área à volta e preenche o espaço vazio para que pareça uniforme, aumentando assim o tamanho da imagem. O mesmo acontece com a câmara frontal que conta com 5 megapíxies, ou 8 MP interpolados.

Esta forma de captura em fotografias com pouco detalhe, por exemplo uma paisagem, não é de todo prejudicial para a qualidade da imagem, contudo, em planos mais fechados, em imagens com mais detalhe, estes megapíxeis interpolados poderão causar alguma deterioração da definição das mesmas. O ideal é utilizar a captura com os megapíxeis reais.

A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash duplo e de uma série modos como o de detecção em movimento, de beleza de rosto e panorâmico, e opções como o HDR, foco automático e zoom digital, entre outras usuais.

Em vídeo, esta câmara grava em FullHD 1080p a 60fps e a captação de som é feita em stereo com o auxílio dos dois microfones que incluem tecnologia eliminadora de ruído.

A câmara frontal conta apenas com as opções básicas de captura de imagem e com o modo de beleza de rosto, que, a ser utilizado, deve ter definidas todas as opções em nível baixo. Caso contrário, poderá não se reconhecer.

Como poderá confirmar com os exemplos aqui deixados, as imagens capturadas com luz natural são bastante boas, contudo, em ambientes de pouca luz ficam com muito ruído e é mais difícil focar.

 

Veredicto

O bq Aquaris E5 tem uma bateria de 2500 mAh que lhe confere uma boa autonomia de mais de 2 dias de utilização normal. Leia-se normal, com algumas chamadas, mensagens através do Hangouts e messenger do Facebook, consulta de e-mail, redes sociais, utilização do browser e um ou outro jogo. É de notar que durante estes teste o Wi-Fi e os dados móveis ficam quase sempre ligados em simultâneo, o que normalmente não deverá acontecer com a utilização diária, já que isso consome mais bateria.

O armazenamento interno e a memória RAM constituem um factor positivo deste equipamento e graças a isso o bom desempenho e fluidez em quase todas as tarefas estão garantidos.

Apesar da ergonomia não ser a melhor, já que é um smartphone muito plano, com linhas muito rectas que não se adaptam bem à mão, a construção é bastante boa e parece ser bastante resistente.

Um aspecto que cada vez mais é relevante, é o facto de ser Dual-SIM, já que hoje em dia, pelo tamanho cada vez maior dos smartphones, não é prático transportar mais do que um, ainda mais para quem não gosta de usar mala e coloca tudo dentro dos bolsos.

Este não é um equipamento de entrada de gama e como tal o preço está ajustado às suas características. Ainda assim, a bq disponibiliza no mercado outros equipamentos com características semelhantes às deste Aquaris E5 HD a preços mais acessíveis, nomeadamente o bq Aquaris E4.5.

 

Aspectos positivos

 

Aspectos negativos

O Pplware agradece à bq a cedência do Aquaris E5 para análise.

bq Aquaris E5

Exit mobile version