Pplware

Análise ao smartphone Doogee Titans 2 DG700

A China está a escrever a sua história no segmento móvel e tudo o que no Ocidente não existe, a China tem. Há anos que nos acostumámos a ver os melhores (e também os piores) clones de grandes smartphones com assinatura chinesa, mas esta ideia está a inverter-se cada vez mais e o país está a impor-se no segmento móvel com produtos com cada vez mais qualidade.

O que hoje apresentamos não é um smartphone comum, pelo menos tão comum quando aquilo que nos habituámos neste segmento. O Doogee Titans 2 DG700, cedido pela Banggood, é um equipamento robusto e imponente e que será sorteado, posteriormente, em mais um passatempo aqui no Pplware.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

A Banggood é actualmente uma das maiores lojas online com forte presença no sector tecnológico, e é chinesa. Esta empresa distribui um pouco por todo o mundo e, felizmente para nós, faz envios directamente do Reino Unido o que nos livra dos inconvenientes das taxas alfandegárias.

O Doogee Titans 2 DG700 é um dos exemplos daquilo de diferente que o país tem para oferecer e, apesar da marca já estar implementada no mercado nacional, ainda é desconhecida de muitos de nós, pelo menos ao nível do desempenho.

O DG700 é um smartphone bastante robusto, à prova de água e de poeiras, vem com o sistema operativo Android na sua versão 4.4.2, num tema modificado, em jeito de cofre.

Tem um ecrã IPS de 4.5 polegadas com uma resolução de 540 x 960 píxeis. Conta com um processador MTK6582 Quad-core 1.3 Ghz, 8 GB de armazenamento interno e 1 GB de memória RAM, suficientes para um bom desempenho. Este é um smartphone dual SIM e ainda permite a inclusão de um cartão de memória microSD até 64 GB.

Uma das características que acompanha os equipamentos vindos da China (ou até mesmo de outras marcas com menor expressão no mercado), e que me agrada particularmente, é o facto de incluírem vários acessórios dentro da caixa, além dos básicos que as grandes marcas nos têm vindo a habituar. Assim, dentro da caixa do DG700, além do smartphone, vem uma película protectora extra, um manual de instruções rápidas, um carregador eléctrico com ficha europeia, um cabo USB OTG, um cabo USB/microUSB e um auricular.

Especificações gerais:

  • Ecrã: IPS de 4.5″ 540 x 960 píxeis
  • Processador: MTK6582 Quad-core 1.3 Ghz Processor
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento Interno: 8 GB
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 (KitKat)
  • Câmara Principal: 8 MP
  • Câmara secundária: 5 MP
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, hotspot, Bluetooth v4.0
  • Certificação: IP67 (à prova de água e poeiras)
  • Dimensões: 141,7 x 72,4 x 13 mm
  • Peso: 227 g
  • Bateria: 4000 mAh
  • Preço: 124,13€ (preço actual na Banggood)

 

Design e características gerais

O DG700 tem um design bastante arrojado, diferente daquilo a que nos acostumámos a ter dentro nos nossos bolsos e as dimensões não são tão ergonómicas quanto se esperaria de um equipamento destes. Estamos perante um smartphone grande e pesado: tem 227g e uma espessura de 13 milímetros.

A construção é em alumínio e plástico bastante robusto e todas as portas estão protegidas por uma tampa em borracha. A capa traseira é revestida a uma espécie de pele com alguns pormenores metalizados nomeadamente na zona da câmara. Na traseira está incluída a câmara de 8 megapíxeis com LED Flash e em baixo, junto a uma barra metalizada, encontra-se o altifalante.

A capa traseira é removível e dá acesso aos slots para os cartões SIM e cartão microSD e à grande bateria de 4000 mAh, que só ela pesa 56g. Esta zona está toda protegida por uma capa fina de borracha que lhe garante a protecção contra água e poeiras.

Os botões das laterais estão colocados num plástico resistente colocado sobre o metal e apresentam-se em forma de pequenos parafusos. Na lateral direita estão incluídos os botões de Power e o Obturador da Câmara e na lateral esquerda os botões de Volume.

Em cima, encontram-se o jack de áudio 3,5 mm e a porta microUSB, protegidos pela tampa de borracha.

Na frente, em baixo, estão os botões tácteis comuns do Android (Menu, Home e Retroceder) e em cima encontram-se os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante, o LED de notificações e a câmara de 5 megapíxeis.

 

O Doogee Titans 2 DG700 em vídeo

 

Sistema operativo e interface

Quanto ao sistema operativo, estamos perante um Android 4.4.2, com um tema diferente, mas que em nada se altera face a um Android puro comum em termos de interface.

Além das aplicações comuns da Google, o DG700 não traz grandes aplicações extra. Tem um Bloco de Notas, o Documents to Go, que nada mais é que um visualizador e editor de documentos em .doc, .xls, .ppt e .pdf, e ainda vem com um Gestor de Tarefas. As restantes aplicações não são nada que se destaquem face a qualquer outro Android normal.

Uma das funcionalidades interessantes que vem incluída neste Doogee Titans 2 DG700 é a de acções por gestos (smart gestures e contactless control), como por exemplo colocar o smartphone em silêncio, ao virá-lo para baixo, atender chamadas ao agitá-lo e activar/desactivar a alta-voz durante uma chamada ao aproxima-lo do ouvido, activar o reprodutor de música ao desenhar um M no ecrã, ou desenhar um C para fazer uma chamada, entre outros. Permite ainda fazer capturas de ecrã com o deslizar de 3 dedos sobre o ecrã.

De um modo geral, há algumas semelhanças entre estes gestos e os dos equipamentos Galaxy da Samsung ou até mesmo do OnePlus One e que se tornam bastante interessantes.

Em modo GPS, o Doogee tem alguma dificuldade em fixar satélites, pelo menos não fixa nem metade do que, por exemplo, o novo Wiko Ridge 4G. Em modo de navegação, esse facto é notório já que não há tanta precisão, ainda assim, uma viagem de 20 quilómetros não ficou de todo comprometida por esse facto.

Fixação de satélites através da aplicação Satellite Check no Doogee Titans 2 DG 700 e no Wiko Ridge 4G em simultâneo.

 

Câmara

A câmara fotográfica principal conta com 8 megapíxeis e as suas funcionalidades são muito básicas, tendo foco manual e automático, HDR, geo-referência, e os modos de captura Foto Directa, Detecção de Movimento, Beleza de Rosto, Panorâmico e de Multi-ângulo.

A câmara frontal tem 5 megapíxeis e em ambas as câmaras, os resultados são satisfatórios, tal como pode comprovar nos exemplos seguintes.

 

Considerações Finais

O DG700 não é propriamente um smartphone atraente em termos visuais (na minha perspectiva) mas, na gama onde se insere, revelou-se um smartphone com bom desempenho. No Benchmark do AnTuTu conseguiu um resultado de 19186 que o coloca no mesmo patamar que os equipamentos com hardware semelhante.

Relativamente à autonomia este é um excelente equipamento. Os 4000 mAh fazem mesmo a diferença e para quem valoriza esse factor, este é sem dúvida uma boa opção. Em reprodução de multimédia através do Youtube, com som e brilho no máximo, foram consumidos 11% de energia durante uma hora, com ecrã ligado, durante o mesmo período, foram consumidos 9%. De uma forma geral, com utilização comum, foram conseguidos em média 3 dias de autonomia. Além do mais, o DG700 permite um carregamento rápido e ainda tem um modo de poupança de energia.

O facto de ser dual-SIM e à prova de água e poeiras será também um factor de decisão relevante para muitos utilizadores.

O tema adicionado à interface combina na perfeição com a robustez deste smartphone, contudo, o seu peso parece ser um pouco exagerado. A resolução do ecrã não compromete a visualização dos conteúdos já que o ecrã tem um bom brilho e um bom contraste de cores, contudo o ecrã tem efeito de memória, o que nem sempre é agradável, mas que é facilmente esquecido com alguma utilização.

Este smartphone será oferecido num passatempo aqui no Pplware dentro de alguns dias, fique atento!

O Pplware agradece à Banggood a cedência do Doogee Titans 2 DG700 para análise e para posterior passatempo.

Doogee Titans 2 DG700

 

Exit mobile version