Pplware

Análise ao smartphone dual-SIM THL W200C

Por Daniel de Melo para o Pplware

O mundo do Android está repleto de smartphones, as marcas e os modelos multiplicam-se e a exigência dos consumidores é cada vez maior. Os equipamentos dual-SIM fazem agora parte de uma procura crescente e, como tal, hoje apresentamos a análise a um destes smartphones.

O THL W200C apresenta-se como um equipamento de baixo custo, mas que traz consigo algumas das boas características exigidas num Android.

O THL W200C é um smartphone que disponibiliza um processador de oito núcleos, um ecrã HD de 5 polegadas, uma inesperada mas bem-vinda autonomia para uma bateria de apenas 1800 mAh e uma câmara razoável de 8 megapíxeis. Dispõe de 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, expansível através de cartão MicroSD.

 

Na caixa:

 

Especificações

 

Design

No que toca ao tamanho, o W200C conta com uma altura de 141,5 mm, uma largura de 71 mm e uma espessura de 9,3 mm. É um equipamento extremamente ergonómico. Embora tenha 5 polegadas, como a largura não é excessiva, utiliza-se bastante bem com uma mão embora que, chegar ao topo do ecrã sem deslizar o telemóvel pela mão, por vezes se torne um pouco complicado, dependendo do utilizador.

Estruturalmente é um telemóvel bastante robusto e encontra-se tão bem selado que remover a tampa traseira pode considerar-se uma tarefa algo árdua.

Durante todo o período de testes, não se verificou a aquisição de nenhuma folga nas partes móveis do equipamento.

É um telemóvel sóbrio e discreto, o que o torna adequado para qualquer faixa etária. Não dispõe de cores exuberantes ou pormenores menos banais que possam afastar uma possível compra de um utilizador mais velho.

Na lateral direita do telemóvel encontramos um único botão, o botão de Power e, na lateral esquerda, os botões de volume.

Em baixo não possui qualquer orifício à exceção daquele que facilita a remoção da tampa traseira e em cima está disponível a entrada para os auscultadores e a porta Micro-USB.

Na traseira do equipamento podemos visualizar a câmara, o flash e o altifalante traseiro. No sector frontal estão disponíveis os sensores, o altifalante e a câmara.

 

Desempenho

É muito bom. Posso mesmo referir que nunca encontrei um telemóvel com um custo tão baixo mas com um desempenho tão bom.

Efetuei um pequeno teste no AnTuTu e o resultado foi o seguinte:

Não se nega a nada. Seja a jogar Real Racing 3 ou Grand Theft Auto: San Andreas, edição de texto, imagem ou vídeo o THL W200C efetua todas as tarefas com bastante facilidade, raramente bloqueando ou apresentando sinais de estar a falhar. Estamos a falar de um dispositivo com 1 GB de RAM o que me deixa ainda mais surpreso, tendo em conta que o dispositivo que utilizo diariamente tem 2 GB e este não lhe fica atrás em nada, conseguindo até um resultado superior no teste do AnTuTu. É definitivamente um telemóvel no qual podemos apostar sem medos: facilmente corre qualquer aplicação que lhe instalemos.

 

Câmara

O THL W200C vem equipado com uma câmara traseira de 8 MP. A aplicação que vem instalada no telemóvel permite-nos tirar fotografias em modo panorâmico, tirar várias fotografias enquanto clicamos no obturador, tirar fotografias assim que é realizado um movimento, etc. Permite ainda a utilização de vários filtros, dando-nos logo a perceção de como ficará a fotografia ainda antes de ser tratada.

A qualidade das fotografias é aceitável em ambientes bem iluminados, conforme se pode verificar nas fotografias abaixo.

As cores, infelizmente, não ficam totalmente fiéis à realidade, sendo necessário realizar alguma pós produção para que isso aconteça.

No que toca a vídeo, é uma funcionalidade também presente e disponível no equipamento. Veja um pequeno exemplo:

 

Autonomia

A grande surpresa, para mim, deste equipamento.

Com uma bateria de fraca capacidade tendo em conta o que existe atualmente no mercado (apenas 1800 mAh), este smartphone esteve disponível para utilização durante dois dias inteiros e o tempo de ecrã, dos 100% aos 20% foi de aproximadamente 5 horas.

Existe uma opção (que sempre esteve selecionada) de poupança de energia. Aconselho vivamente a sua utilização, pois os resultados são fantásticos.

Devo referir que aos 20% o telemóvel desligou-se, o que me leva a crer que a bateria deste exemplar não estivesse corretamente calibrada (algo facilmente ultrapassável).

 

Veredicto

A THL tem muito que pedalar para ombrear com as grandes marcas no que toca a fabrico de telemóveis mas está certamente no bom caminho.

Estes dispositivos de baixo custo aliados a boas características permitem ao utilizador uma excelente experiência sem prejudicar demasiadamente a carteira.

Em Portugal, o THL W200C encontra-se disponível por 179,90 €.

Exit mobile version