Este não foi um ano particularmente fácil para a Samsung mas, ainda assim, a marca conseguiu destacar-se com alguns dos modelos mais desejados do segmento mobile e o Galaxy Note 4 é um desses exemplos.
As melhorias face ao seu antecessor fazem dele um phablet realmente apetecível. Agora, depois de alguns dias de utilização, apresentamos-lhe uma análise detalhada deste novo membro da família Galaxy.
O Galaxy Note 4 foi o último, juntamente com o Galaxy Note Edge, dos 56 smartphones da Samsung a serem lançados ao mundo. Foi realmente um ano de muitos (e alguns grandes) lançamentos para a sul-coreana, contudo, esta quantidade de equipamentos, talvez exagerada, poderá ter sido determinante para a agora conhecida mudança estrutural dentro da empresa.
Afastando-nos de toda a história que envolve a estratégia da empresa, a verdade é que quando a Samsung se foca na diferença e aposta no que de melhor quer oferecer ao mercado, ela acerta em cheio e o Galaxy Note 4 é caso real disso.
1 – Características Gerais
O Samsung Galaxy Note 4 em análise vem com um processador Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S), Quad-core 2.7 GHz Krait 450, com 3 GB de RAM e 32 GB memória interna, expansível até 128 GB através de microSD.
Traz a versão Android 4.4.4 KitKat, optimizada através da interface TouchWiz que traz alterações significativas em relação ao seu antecessor.
O Note 4 vem disponível em 4 cores: o branco, preto, dourado e rosa. O seu ecrã é um Super AMOLED de 5.7 polegadas com uma super resolução Ultra HD de 1440 x 2560 píxeis (densidade aproximada de 515 ppp).
As melhorias face ao modelo anterior vão além do software. O Note 4 traz consigo a panóplia de sensores já conhecida do Samsung Galaxy S5, nomeadamente o sensor de batimentos cardíacos e o sensor biométrico para as impressões digitais. A câmara de 16 megapíxeis vem com uma estrondosa capacidade de focagem, algo que distingue este smartphone de qualquer outro topo de gama no mercado.
Na caixa vem o Galaxy Note 4 e a S Pen, a bateria de 3220 mAh, o cabo USB/microUSB, o carregador eléctrico, várias pontas para a S Pen, o auricular com fios e respectivos acessórios e ainda o manual de instruções rápidas.
Especificações completas
-
Ecrã
- Super AMOLED de 5.7″, resolução 1440 x 2560 píxeis (~515 ppp)
- Protecção: Corning Gorilla Glass 4
-
Processador
- Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S), Quad-core 2.7 GHz Krait 450 (SM-N910S)
- GPU Adreno 420
-
Rede
- 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
- 4G (LTE)
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.4 (kitKat)
- Interface: Touchwiz Nature UX 3.0
-
Memória
- Memória RAM: 3 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: 128 GB através de microSD
-
Câmara
- Principal (traseira): 16 MP com foco automático, estabilizador óptico de imagem e flash LED
- Secundária (frontal): 3.7 MP com capacidade de gravação de vídeo até 1440p
-
Funcionalidades da câmara
- Captura dupla, captura de foto e vídeo em simultâneo, geo-referência, foco manual, detecção de rosto/sorriso, panorama, HDR, modo selfie
-
Vídeo
- Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), estabilização óptica e gravação dupla
-
S Pen stylus
-
Sensores
- Biométrico, frequência cardíaca, acelerómetro, bússola, sensor de proximidade, giroscópio, barómetro, UV, SpO2
-
Dimensões e peso
- 153,5 x 78,6 x 8,5 mm, 176 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot
- GPS: A-GPS, GLONASS, Beidou
- Bluetooth® 4.0 ( A2DP, EDR, LE)
- USB: microUSB v2.0 (MHL 3 TV-out), USB Host
- NFC
-
Bateria
- 3220 mAh Li-Ion de carregamento rápido: 60% em 30 min (Quick Charge 2.0)
-
Cores
- Branco, Preto, Dourado e Rosa
-
Preço (médio)
2 – Hardware e Design
A Samsung, com o Galaxy Alpha e com o Galaxy Note 4, quis mostrar que a empresa está disposta a definir uma nova estratégia, e respondendo às exigências dos utilizadores largou definitivamente a estrutura em plástico que lhe era característica, introduzindo assim uma estrutura metálica que se estende até à moldura lateral que envolve todo o equipamento.
Esta estrutura metálica confere uma elegância extra a estes equipamentos, contudo os acabamentos ainda não são perfeitos.
A espessura e o peso estão bastante harmonizados, especificamente, o Galaxy Note 4 pesa 176 gramas e tem um volume de 153,5 x 78,6 x 8,5 mm.
Na lateral direita está apenas incluído os botão de Power e na lateral esquerda o botão de volume. Uma característica interessante de design é o facto de as laterais de metal acompanharem a cor principal do equipamento.
Tal como se pode observar nas imagens, a zona metálica que se encontra cortada pelas barras de separação brancas usuais dos smartphones em metal, está claramente emendada pelo revestimento exterior, o que acaba por ser umas das imperfeições de design deste phablet.
A utilização com incidência de luz directa não é nada de extraordinário encontrando-se ao nível dos actuais equipamentos.
Todo o vidro exterior ao ecrã é todo padronizado com riscas horizontais e, tal como se pode observar na imagem acima, os botões tácteis mantêm o padrão. Pessoalmente, esse foi um pormenor que não me agradou.
A capa traseira mantém o aspecto de couro, o que o torna mais elegante e claramente direccionado para um público alvo do mundo empresarial. A traseira inclui a câmara de 16 megapíxeis, o sensor de batimentos cardíacos, raios UV e SpO2 (introduzido com o objectivo de medir o fluxo de oxigénio no sangue) e o LED de flash.
Em baixo encontra-se ainda o altifalante principal que reproduz um som de elevada qualidade.
A capa traseira é removível (e de difícil encaixe) dando acesso à bateria e aos slots para os cartões micro SIM e microSD.
Índice
- Página 1
- 1 – Características Gerais
- 2 – Hardware e Design
- Página 2
- 3 – O poder do Samsung Galaxy Note 4
- 4 – Câmara
- 5 – Autonomia
- 6 – Veredicto
3 – O poder do Samsung Galaxy Note 4
O desempenho do Note 4 é excelente, sem bloqueios ou atrasos, mas outra coisa não seria de esperar num topo de gama com as características deste.
A Samsung foi muito mais objectiva no seu desenvolvimento. Introduziu vários recursos que aumentam a produtividade e melhoram a segurança e reduziu o número de aplicações que são características dos dispositivos da marca.
As acções por gestos foram também reduzidas, estando agora focado nas que realmente são essenciais, apesar de ter introduzido novos sensores cuja usabilidade ainda não é relevante para o utilizador comum. O Note 4 permite muitas mais acções em simultâneo o que realça a produtividade do novo phablet.
Também a S Pen desempenha um papel fundamental nesse campo e para ela também foram criadas novas funcionalidades, algumas delas, que respondem directamente às exigências dos consumidores.
Sistema operativo e interface
O Galaxy Note 4 vem com a versão 4.4.4 do Android KitKat modificada pela interface TouchWiz Nature UX 3.0. De uma forma geral, a nova interface segue as mesmas linhas de modelos anteriores mas vem com evidentes melhorias.
A gestão de aplicações abertas vai de encontro ao que já se encontra no Android Lollipop, tal como se pode ver na imagem.
A gestão de aplicações multi-tarefa pode ser activada com um clique longo sobre o botão retroceder, bastando depois seleccionar as aplicações pretendidas, trabalhar e alterar entre aplicações sem que o processo de execução termine ou seja bloqueado.
O S Finder permite pesquisar quase tudo dentro do Note 4 e o Quick Connect permite ligá-lo através de Wi-Fi Direct e Bluetooth a outros dispositivos.
Tudo isto, são pormenores que passam ao lado da maioria dos utilizadores, mas ainda assim não deixam de acrescentar algum valor ao equipamento, principalmente para aquelas pessoas que dão extrema importância às práticas de vida saudável.
S Pen
A S Pen é o acessório que marca a diferença neste phablet, distinguindo-o de qualquer outro. Este estilete foi redesenhado em termos de design, face ao antecessor, e está muito mais sensível e com melhor aderência ao ecrã do Note 4.
A escrita é muito precisa, atraso entre o início da escrita e a resposta no ecrã é praticamente nulo e a sensibilidade é também ela notória, já que a espessura do traço responde à força que se exerce durante a escrita.
Na S Pen vêm incluído um botão que ajuda a desempenhar algumas tarefas, sendo que a mais básica será o acesso aos menus rápidos de acção da própria caneta.
A S Pen permite agora algo que anteriormente não era possível, que é a selecção e cópia de texto. Depois tem uma vasta opção de tipos de canetas e cores, é possível fazer praticamente tudo no Note 4 com esta caneta, nomeadamente escrever texto manuscrito que se converte em digital, por exemplo, até para escrever um SMS.
S Note
A S Pen está directamente associada à aplicação S Note para a qual existe um Widget bastante completo com os respectivos menus de acesso rápido associados.
Além da possibilidade de tirar notas rápidas, esta app ainda permite a captura e edição de screenshots, a captura e selecção livre, a gravação de notas de voz em inglês rapidamente convertidas em texto e ainda a captura de fotografias convertíveis em formato digital com texto editável.
Basicamente, o utilizador pode fotografar qualquer elemento com texto, por exemplo o texto de um livro, um gráfico de uma apresentação projectada numa tela, uma tabela ou qualquer outra coisa com texto. A app selecciona a zona onde detecta texto e converte a imagem em formato digital.
Depois através da ferramenta de selecção, basta seleccionar a zona de texto que se pretende editar e é possível mudar-lhe a cor, aumentar o tamanho e adicionar as notas que forem necessárias.
4 – Câmara
A Câmara é um dos outros pontos fortes deste smartphone. São 16 megapíxeis na câmara principal que proporcionam resultados finais fantásticos. A capacidade de foco consegue ser ainda melhor que a do Galaxy S5.
Na aplicação da câmara não existem diferenças relevantes face a outros modelos, com excepção do modo de Selfies recorrendo à câmara traseira, que ao apontar a câmara traseira para um rosto ele é detectado e é capturada uma fotografia automaticamente. É uma novidade na Samsung, mas não deixa de ser uma funcionalidade já conhecida de outros dispositivos.
Além do mais, estão disponíveis modos como Focagem Selectiva, onde é possível focar um elemento a menos de 50 metros da câmara e toda a envolvente vem desfocada, sendo possível alternar entre elementos focados e desfocados, ou Passeio Virtual, que permite criar um vídeo através de fotografias do caminho que se percorre.
O desempenho em vídeo é bastante satisfatório, permite a gravação em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps) e VGA. Tem estabilizador óptico de imagem e vários modos de gravação, como a gravação em câmara lenta, movimento rápido e movimento suave.
A gravação de som em vídeo é bastante límpida mesmo em ambientes de muito ruído, como por exemplo um concerto.
Veja alguns exemplos e imagens captadas através do Galaxy Note 4:
5 – Autonomia
A autonomia deste novo Note é a prova real de que a interface da Samsung está cada vez mais optimizada. Com um ecrã de resolução UltraHD seria expectável que a bateria de 3220 mAh não conseguisse resultados tão bons quanto o seu antecessor, que quase com a mesma capacidade (3200 mAh), com um ecrã re resolução inferior (FullHD) e outro hardware inferior para alimentar, mas a verdade é que pode mesmo dizer-se que o supera.
O Galaxy Note 4 conseguiu assim uma autonomia de conversação em 3G de 27,7 horas, de navegação no browser de 11 horas e de reprodução de vídeo de 16,9 horas.
De uma forma geral, para uma utilização normal, o utilizador pode contar com dia e meio de utilização e ainda tem a possibilidade de activar o modo de poupança de energia que eleva a autonomia exponencialmente.
Esta bateria tem a particularidade de vir com a tecnologia de carregamento rápido, que permite um carregamento 30% mais rápido que o habitual.
6 – Veredicto
A experiência de utilização deste phablet foi bastante positiva. Para quem procura um aliado para o trabalho, um equipamento com elevados níveis de produtividade, esta será muito provavelmente a melhor opção.
A diminuição de funcionalidades inúteis para a maioria dos utilizadores foi tida em conta o que poderá ser decisivo para o excelente desempenho.
Infelizmente, a resistência a água e poeiras não foi transposta do Galaxy S5 para este modelo. Na minha opinião, isso seria mais vantajoso para a maioria dos utilizadores do que a medição do fluxo de oxigénio no sangue ou dos batimentos cardíacos.
Em termos de design, os novos smarphones da Samsung ganham uma nova vida com a introdução da estrutura metálica, mas existem alguns pormenores que poderiam ter sido melhorados.
O preço do Note 4 é, à semelhança da maioria dos equipamentos Samsung, um pouco exagerado, cerca de 723€, segundo o KuantoKusta, e que acaba por ficar mais caro que outros phablets do género, como o LG G3, por exemplo, mas ainda assim, possui características únicas que o afastam e distinguem um pouco da concorrência.
Aspectos positivos
- Autonomia
- Câmara
- Sensibilidade e funcionalidades da S Pen
Aspectos negativos
- Inexistência de certificação de resistência a água e poeiras
- Preço elevado
O Pplware agradece ao KuantoKusta a cedência do Samsung Galaxy Note 4 para análise.
Índice
- Página 1
- 1 – Características Gerais
- 2 – Hardware e Design
- Página 2
- 3 – O poder do Samsung Galaxy Note 4
- 4 – Câmara
- 5 – Autonomia
- 6 – Veredicto