Pplware

Análise: Alcatel Onetouch Idol 2

O mundo do Android é muito vasto, são cada vez mais as marcas que se lançam neste universo e são cada vez mais aquelas que se querem impor, e para tal necessitam de se destacar em qualquer que seja o aspecto.

No caso do Alcatel Onetouch Idol 2 em análise o destaque vai para o seu design e para o facto se ser um smartphone dual SIM, uma característica cada vez mais procurada pelos utilizadores.

Conheça este smartphone em pormenor.

O Alcatel Onetouch Idol 2 é um smartphone Android, lançado no decorrer do passado ano, que vem com a versão 4.2 do sistema operativo, mas que já recebeu actualização para a versão 4.4. A interface não é a do Android puro, mas não é muito distinta e mantém-se bastante simples e intuitiva.

Tem um ecrã IPS de 5 polegadas com uma resolução de 540 x 960 píxeis e protecção Corning Gorilla Glass. Conta com um processador Quad-core a 1.3 GHz, 16 GB de armazenamento interno e 1 GB de memória RAM, suficientes para um bom desempenho.

O modelo em análise, e que é comercializado em Portugal, é o 6037K, mas existem outros modelos (6037B / 6037Y) que podem ser utilizados como dual SIM ou single SIM + micro SD até 32 GB. Neste caso, ambos os modelos só dispõem de 8 GB de armazenamento interno.

Dentro da caixa vem o Alcatel Idol 2, o carregador, o cabo USB/microUSB, os guias de instruções rápidas e os auriculares com fios.

Especificações gerais:

  • Ecrã: IPS de 5″ 540 x 960 píxeis (~220 ppp)
  • Processador: quad-core a 1.3 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento Interno: 16 GB
  • Sistema Operativo: Android 4.2 (Jelly Bean) actualizável para v4.4
  • Câmara Principal: 8 MP
  • Câmara secundária: 2 MP
  • Conectividade:NFC, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot, Bluetooth v4.0, A2DP
  • Dimensões: 136 x 70 x 7,3 mm
  • Peso: 128g
  • Bateria: 2000 mAh
  • Preço: 178,90 € (preço médio no KuantoKusta)

 

Design e características gerais

O Alcatel Onetouch Idol 2 tem um design atractivo e as dimensões proporcionam uma boa ergonomia. Com 7,3 milímetros de espessura, o Idol 2 pesa apenas 128 gramas.

A construção é toda ela em plástico e as laterais são envolvidas por uma moldura metalizada. A capa traseira não é removível, pelo que não há nenhum acesso directo à bateria de 2000 mAh.

Na lateral direita estão incluídos os botões de Volume e Power, na esquerda os slots para os dois cartões micro SIM, em cima pode aceder-se ao jack de áudio de 3.5 mm e ao microfone secundário, e em baixo encontram-se visíveis os altifalantes e a porta microUSB.

Na frente, em baixo, estão os botões tácteis comuns do Android (Retroceder, Home e Menu) e em cima encontram-se os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante, a câmara de 2 megapíxeis e o LED de notificações.

Na traseira está incluída a câmara de 8 megapíxeis com LED Flash e abaixo encontra-se inscrita a marca. Esta capa traseira é feita de um plástico macio ao toque e ligeiramente arredondado, o que lhe confere uma boa ergonomia.

 

Alcatel Idol 2 em vídeo

 

Sistema operativo e interface

Quanto ao sistema operativo, estamos perante um Android 4.2, com algumas alterações a nível de interface, mas que se mantém igualmente simples e intuitivo.

Relativamente a aplicações e funcionalidades adicionais, além das aplicações comuns da Google, são de destacar as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp, Twitter e Google+, alguns jogos, como o Asphalt 7, o Danger Dash ou Uno & Friends.

Traz ainda uma série de ferramentas como bússola, conversor de moedas, lanterna, gravador de voz, o Trigger, que funciona como um gestor de acções comuns do smartphone, como economia de dados, iniciar modo de navegação ao ligar-se ao Bluetooth do carro, silenciar o smartphone com tag NFC, efectuar Check-ins automáticos para o Foresquare, entre outras.

Para multimédia, conta com apps como o Deezer, o PicSay e Rádio FM. Vem também com o Evernote, um Gestor de Ficheiros, o OfficeSuite, o Shazam e ainda uma app de Notas instalados.

Para ligar e desligar o ecrã bastam dois toques em qualquer parte do ecrã, o que evita a utilização do botões, uma funcionalidade ideal para quem precisa de utilizar o smartphone com uma só mão.

Em modo GPS, a navegação num percurso de 30 quilómetros foi feita sem quaisquer problemas e com uma normal fixação de satélites.

Outra das vantagens deste smartphone, que apesar de começar a ser incluído nos smartphones desta gama ainda não é muito comum encontrar, é o NFC. Em várias partilhas efectuadas através dele não foram detectadas falhas.

 

Câmara

A câmara fotográfica principal é bastante razoável em diversos ambientes, nomeadamente em ambientes de luz artificial, apesar de não impressionar.

Ela conta com 8 megapíxeis e as suas funcionalidades são muito básicas. Tem foco automático e manual, tem HDR, geo-referência e permite capturas a 3264 x 2448 píxeis.

Confira a qualidade da câmara com alguns exemplos de imagens capturadas em diferentes ambientes:

 

Considerações Finais

O Alcatel Idol 2 revelou-se um smartphone com bom desempenho tendo em conta a gama onde se insere. A autonomia não é muito boa sendo que um ciclo de carga dura para cerca de um dia e meio, com utilização diária considerada normal.

O design e a possibilidade de utilização de dois cartões SIM são os grandes aspectos positivos deste smartphone Android.

Em chamada, por vezes, foram detectadas algumas falhas espontâneas de rede, o que acaba se traduzir no maior ponto negativo a apontar a este Alcatel Onetouch Idol 2.

A interface é simples e o sistema já inclui uma série de aplicações úteis para qualquer tipo de utilizador.

Outro dos aspectos positivos a referir relativamente a este equipamento é a qualidade do som reproduzido. O altifalante colocados na lateral inferior do smartphone reproduz um som limpo e sem qualquer ruído mesmo com o volume no máximo.

O Pplware agradece à Alcatel a cedência do smartphone Onetouch Idol 2 para análise.

Alcatel Onetouch Idol 2

 

Exit mobile version