A ANA (Aeroportos de Portugal) acaba de lançar uma app gratuita para smartphones e tablets que vai tornar mais fácil a vida do passageiro. A aplicação ajuda a preparar a viagem, informar-se sobre a melhor forma de chegar ao aeroporto, os horários dos voos ou como aproveitar o tempo até ao embarque.
Apostada em proporcionar a melhor experiência possível a quem usa os aeroportos portugueses, as versões para Android e iOS estão já disponíveis.
Na realidade trata-se de uma aplicação para todos os aeroportos ANA, segmentada em 8 experiências de navegação: uma para cada aeroporto. O objetivo é ajudar o viajante – mas também quem o acompanha na chegada ou na partida – a preparar e aproveitar ao máximo a passagem pelo aeroporto, tirando partido de toda a oferta de serviços.
Disponível gratuitamente, a app tem uma navegação simples e intuitiva. Um ecrã inicial permite escolher o aeroporto e, a partir daí, encontramos 3 módulos para cada um: o Flight, com informação de voo; o Plan, que permite planear antecipadamente a sua viagem, informando-se ou fazendo reservas em transportes, estacionamento ou outros serviços; e o Explore, que dá acesso a toda a oferta de lojas, restauração, lazer e conveniência.
Para já apenas com as funcionalidades essenciais, até 2013 a app da ANA vai ganhar muitas novas vantagens – como o acesso ao Airport Shopping Online, ao parking online ou a ferramentas como o processo de Lost&Found de bagagem, feedback e reclamações ou integração com as redes sociais. Funcionalidades desse tipo permitem uma assistência à viagem como nunca foi possível.
As apps são hoje uma tendência nos aeroportos de todo o mundo. Segundo o Airports Council International (ACI), mais de 30% dos aeroportos europeus já lançou aplicações para smartphones ou está a trabalhar nisso.
Para a ANA, porém, lançar a sua própria app não é uma questão de seguir a tendência, mas de perceber o que querem os clientes. Com um milhão de portugueses a navegar na Internet via telemóvel e 2,5 milhões de smartphones vendidos em Portugal em 2 anos, tornou-se óbvio que este é um canal fundamental para prestar um bom serviço aos passageiros.