A cada 18 segundos aparece um malware para Android! São estas as estatísticas, de acordo um relatório da G DATA e, ao que parece, a Google não terá, actualmente, forças para controlar tal situação.
Recentemente foi descoberta uma versão fraudulenta da app BatteryBot Pro para Android, que havia sido aprovada e disponibilizada no Google Play.
BatteryBot Pro é uma aplicação para Android, bastante popular e que permite, de uma forma centralizada e detalhada, visualizar vários detalhes sobre a bateria dos equipamentos Android.
Aproveitando o sucesso da app, os cibercriminosos conseguiram criar um clone mas com uma parte que continha código malicioso (haviam outras opções da app que funcionavam da mesma forma que a original) capaz de enviar SMS de valor acrescentado.
De salientar que esta app até estava publicada no Google Play.
Se é um utilizador que tem instalado a app BatteryBot PRo deverá proceder à sua desinstalação. No entanto segundo o site softpedia, mesmo após a remoção da app o malware continua presente no sistema.
While in some of the scenarios we were able to manually delete the app, the malware authors have taken care of ensure persistence. The malware silently installs an app with a package name of com.nb.superuser, which runs as a different thread and resides on the device even if the app is forcefully deleted.
Até ao momento não há informação ou qualquer solução para a remoção completa da app, nomeadamente do seu conteúdo malicioso.