Pplware

Afinal é preciso um Antivírus instalado no Android?

Os últimos estudos confirmam que o Android continua a ser o sistema operativo móvel para o qual aparece mais malware. Cientes de que este é o sistema mais usado, os cibercriminosos têm produzido a cada 18 segundos um novo malware o que tem levado a Google a pensar em novas estratégias ao nível da segurança.

Para proteger os seus clientes, a BQ anunciou recentemente que vai incluir um AV no sistema dos seus terminais.

A necessidade de um AntiVírus num dispositivo móvel é um assunto que levanta sempre algumas questões. Por um lado esta solução de segurança influencia o desempenha dos dispositivos, o que desagrada aos utilizadores até porque estes se sentem normalmente “protegidos”, uma vez que as aplicações são normalmente descarregadas via store.

Por outro lado, no caso da Google, os responsáveis já afirmaram várias vezes que este é o sistema móvel mais seguro e que normalmente se exagere quando se fala em malware e Android. Mas será que o malware está a começar a tomar conta do Android?

Segundo Ludwig, engenheiro chefe do Android na Google “99% dos utilizadores não obtêm qualquer benefício em instalar um antivírus no Android”.  De salientar ainda que, já este ano, a Google referiu que apenas 1% dos Androids “apanhou” Malware em 2014 – ver aqui.

Independentemente do que se afirma, a espanhola BQ estabeleceu recentemente uma parceria com a Panda Security com o objectivo de disponibilizar um AV a todos os clientes que adquiram equipamentos da empresa.

Até ao momento não há muitos detalhes sobre esta parceria nem na forma como o AV será disponibilizado ou se será uma versão completa.

Tem um AV instalado no Android? Já alguma vez teve vírus no sistema? 

Exit mobile version