Pplware

A melhor abordagem artística aos próximos Google Pixel 4

A próxima geração de embaixadores do sistema operativo Android deverá ser lançada no final de 2019, provavelmente durante o mês de outubro. Entretanto, não faltarão fugas de informação em torno dos próximos smartphones, os Google Pixel 4. Surpreendentemente, começamos já a ver indícios da sua existência.

Assim sendo, é com satisfação que tivemos acesso aos primeiro renders ou representações digitais deste produto. Ao que tudo indica, este será o embaixador oficial da 10.ª versão do sistema operativo Android.


O leitor casual pode considerar frívolo o nosso esforço em recuperar informações em torno dos Google Pixel uma vez que não são comercializados oficialmente em Portugal. Aliás, estaria certo em fazê-lo, pelo menos em parte não consigo deixar de sentir isso mesmo. O facto de estarmos fora da lista de países suportado é vexante.

O que esperar dos Google Pixel 4?

São dois novos modelos com toda a certeza. Aliás, assim o é desde 2016 e não temos a menor razão para considerar uma hipótese distinta, embora não a descartemos. Ainda assim, temos agora acesso a várias representações digitais (vulgo renders) que versão sobre os supostos Google Pixel 4 e Google Pixel 4 XL.

Em primeiro lugar, estamos numa fase extremamente precoce de preparação dos dispositivos. Ainda que seja inevitável o seu desenvolvimento pela tecnológica norte-americana, qualquer fuga de informação será de ténue credibilidade. Algo que advém do fato de todo o produto ainda estar muito longe de se encontrar definido.

Ainda assim, já circulam vários rumores em torno desta geração de smartphones Android. Aliás, em número suficiente para servir de base ao designer responsável pela conta de Twitter @PhoneDesigner. Por conseguinte, esta é a fonte que nos fornece agora várias abordagens artísticas ao possível aspeto dos dispositivos móveis.

É uma abordagem artística a estes smartphones Android

Com a ênfase colocada no caráter puramente conceitual destes dispositivos que aqui vemos, em boa verdade não ficaria surpreendido se o produto final partilhasse vários pontos de contato com este material. Baseio esta alegação no histórico da empresa na utilização de uma traseira em vidro, bem como em metal, um misto.

Além disso, termos cantos arredondados, uma câmara dupla na sua parte frontal e toda uma linguagem de design que permeia todas as gerações dos Pixel em existência. Mais uma vez, ainda que este design encontre fundamento em material oficial, o resultado é deveras convincente.

É uma belíssima abordagem a estes smartphones Android, com base puramente nos rumores. Assim, vemos um Google Pixel 4 com uma só câmara na sua traseira, bem como uma só câmara na sua parte frontal. Já, por outro lado, no Google Pixel 4 XL temos duas câmaras na sua traseira e também duas câmaras na sua face.

Os rumores em torno dos Google Pixel 4

Sem desvirtuar o trabalho do designer em questão. Aliás, muito pelo contrário e volto a reiterar a minha aprovação do material aqui apresentado. Com base nos anos de experiência na análise e descodificação de alguns rumores, bem como no material oficial, esta abordagem é extremamente credível.

Entretanto, cumpre ainda salientar o material que deu também sustento a estas imagens. Mais concretamente, dois esquemas ou representações esquemáticas destes smartphones Android. A primeira das quais, mostra-nos os contornos do possível Google Pixel 4 XL e foi partilhada no repositório Slashleaks.

A segunda das imagens aparenta ser mais realista, contudo, pode ser uma mera adulteração de material promocional existente. Com recurso a software de edição da imagem, o nome Google Pixel 4 poderá ter sido inserido neste contexto. Por outras palavras, mantenha uma boa dose de ceticismo.

“O ecrã OLED no Pixel 4 traz-nos um display HDR com a melhor representação de cor. Com pretos verdadeiros e brilho incrível, bem como contraste. São os ecrãs mais nítidos, com a maior densidade de píxeis em qualquer dispositivo Android”.

A importância destes smartphones não pode ser menosprezada

Contraponto assim a minha premissa inicial, ainda que não sejam comercializados em Portugal, são da mais extrema importância. Não só podem e devem ser considerados os verdadeiros rivais aos iPhone da Apple (papel na prática assumido pelos Samsung Galaxy), mas também representam a chegada do novo Android.

Isto é, cada nova geração de smartphones Google Pixel faz chegar ao mercado uma nova geração do sistema operativo da empresa. Por esse motivo, e para justamente representar aquilo que de melhor ambas as plataformas têm para oferecer, ao nível do hardware, temos que permanecer atentos aos Google Pixel.

Os dispositivos deverão ser apresentados nos últimos meses de 2019. Aliás, caso o calendário se mantenha, chegarão em outubro deste ano e, até lá, surgirão certamente novas informações. Até lá, esperemos que a Google também mude a sua opinião quanto à distribuição dos Pixel em Portugal.

Por fim, a durante a conferência Google I/O 2019 podemos ter direito a novo hardware.

Exit mobile version