Por Rui Oliveira para o Pplware
Android e root são duas palavras que estão muito ligadas por estes tempos. O root de facto permite desbloquear acessos mais profundos a todo o sistema (equivalente ao sudo ou su para quem está habituado ao mundo Linux).
Mas afinal o que é que se pode fazer depois de fazer esse tal root? Apresentamos hoje 7 aplicações must-have para quem tem root no seu smartphone ou tablet Android.
Para quem tem dispositivos móveis equipados com a plataforma Android, certamente já ouviu falar do “acesso root/ ou fazer root” ao equipamento. Como já informamos em alguns artigos, o sistema operativo Android tem como base o kernel Linux logo a estrutura é bastante semelhante. Assim, tal como em Linux, há determinadas operações/acções que necessitam de privilégios de super utilizador para que possam ser executadas.
1) Battery calibrator
Esta pequena e levíssima aplicação faz, como nome indica, a calibração da bateria. Tal como nos computadores é essencial manter a bateria calibrada para podermos manter a confiança no indicador de bateria.
Além do habitual processo de carga e descarga total, esta aplicação faz também um wipe às estatísticas de uso da bateria do Android, permitindo que estas sejam renovadas e portanto mais fiáveis. É este wipe que requer as permissões root.
2) BuildProp editor
Esta aplicação, tal como a anterior, não podia ter um nome mais claro. Com esta aplicação tem-se um método fácil para editar ficheiros *.prop. Permite editar genericamente tudo neste tipo de ficheiros: densidade do LCD, o wifi scan interval, entre outros. Permite fazer backups para o caso de alguma coisa correr mal. No entanto é uma aplicação muito avançada, e por isso recomenda-se cautela no seu uso.
3) Greenify
Definitivamente das aplicações mais úteis que tenho no meu Android. O seu smartphone ou tablet já não tem aquela velocidade que tinha antes de instalar uma centena de aplicações? Então é desta aplicação que precisa!
Esta aplicação coloca as apps previamente seleccionadas num estado de hibernação. Assim a RAM do Android fica livre para correr as aplicações que quer quando quer. Tem a grande vantagem em relação a outras apps de funções semelhantes o facto de as aplicações não terem de ser “desibernadas” para serem executadas.
Basta executar as aplicações como sempre fez. As aplicações saem do seu estado de hibernação automaticamente e retornam a esse estado depois de um certo período de inactividade do dispositivo. Uma verdadeira aplicação do estilo “configurar e esquecer”. Tem disponível uma versão gratuita e uma versão donation com funções acrescidas (das quais se destaca a hibernação de aplicações do sistema).
4) Pimp my ROM
Uma aplicação muito bem construída que permite personalizar todo o núcleo do Android. Muito completa com muitas funções é uma aplicação muito útil: permite fazer todo o tipo de tweaks nas categorias: Network & Internet, Multitasking, Dalvik VM, Kernel, Android Features, Telephony, Touchscreen & Display e ainda a secção Miscellaneous.
Traz ainda incluídas várias ferramentas essências como suporte a sripts init.d para ROMs sem o mesmo, um entropy generator muito falado no mundo Android por reduzir o lag geral do sistema, entre outras ferramentas úteis. Uma aplicação que vale a pena explorar.
5) Root Browser
Esta aplicação é um útil explorador de ficheiros, com a capacidade de navegar pelas pastas do sistema Android (daí requerer o acesso root). Traz também algumas capacidades adicionais como um descompressor de ficheiros *.rar nativo, entre outros. Muito útil. Vem nas versões grátis (lite) e PRO, tendo a versão gratuita como seria de esperar algumas funções a menos que a versão PRO.
6) Spirit UL FM
Se até aqui nenhuma das aplicações apresentadas tem um verdadeiro uso diário esta é completamente diferente. Esta é uma aplicação de rádio FM on-the-fly. Ou seja não é uma aplicação que faça stream de rádio pela Web, mas sim através das “verdadeiras” ondas FM dos rádios comuns (como os do carro). Muito útil para ouvir o programa da manhã no comboio na ida para o trabalho ou ouvir o relato do jogo de futebol da nossa equipa favorita sem precisar de nenhum tipo de ligação a internet. Esta aplicação tem a particularidade de ser única no mercado, dada a dificuldade em desenvolver uma aplicação desta envergadura.
É necessária a permissão root para esta aplicação porque ela mexe directamente com o hardware de forma a fazer funcionar o rádio, facto que se deve à falta de suporte da Google no rádio FM e no facto de as empresas que fabricam os chips Bluetooth (os chips Bluetooth são também os que permitem a recepção de ondas de rádio FM) não libertarem os códigos fontes das suas drivers, tornando o trabalho muito complicado para este tipo de aplicações.
Está disponível na play store apenas na sua versão paga, embora exista no XDA uma versão gratuita muito limitada em termos de funcionalidades que serve quase somente para os utilizadores poderem confirmar se a aplicação funciona no seu dispositivo antes de comprar (recomendo desde já que façam exactamente esse teste antes de comprar).
7) mounts2sd
Esta é uma aplicação mais virada para dispositivos low-end, com pouca memória interna. Esta aplicação após um correto particionamento do cartão sd que quase toda a gente tem no seu smartphone permite estender a memória interna do smartphone para uma partição do cartão de memória.
Eu dou o meu testemunho: tendo um telemóvel com apenas 512 MB de memória interna total, dos quais apenas 158 MB eram destinados aplicações tenho cerca de 560 MB de aplicações instaladas. Aplicação muito boa para estender funcionalidades a dispositivos mais low-end. É completamente gratuita. Requer acesso root e suporte a scripts init.d.
Estas são algumas das aplicações essenciais que aconselhamos para quem tem ROOT no seu Android. Existem muitas outras interessantes e é nesse sentido que pedimos a vossa colaboração para hoje.
Quais as ferramentas/aplicações que incluiriam num TOP de aplicações para dispositivos com privilégios root?