Pplware

7 apps para quem tem ROOT no seu Android (Parte 2)

Por Rui Oliveira para o Pplware

Android e root são duas palavras que estão muito ligadas por estes tempos. O root de facto permite desbloquear acessos mais profundos a todo o sistema (equivalente ao sudo ou su para quem está habituado ao mundo Linux).

Mas afinal o que é que se pode fazer depois de fazer esse tal root? Depois de apresentarmos as primeiras 7 aplicações must-have (ver aqui) para quem tem root no seu smartphone ou tablet Android, hoje deixamos mais um conjunto de 7 aplicações.

 

1) StickMount

Muitos dispositivos android suportam funcionalidades OTG, isto é a porta usb que dispõe pode ser usada para conectar um dispositivo como pen drives, teclados, ratos, gamepads, etc.

Estas funções requerem normalmente um cabo especial que se liga a porta mini ou micro usb do equipamento e por defeito são muito limitadas. É aqui que o stickmount entra: Ele permite que sejam usados quaisquer tipos de dispositivos de armazenamento automaticamente no equipamento android, formatados em qualquer sistema de ficheiros. Possui versão gratuita e versão pro, tendo como habitual a versão gratuita limitações nas funcionalidades.

Download: StickMount Free | PRO

2) Titanium Backup

Definitivamente a aplicação mais recomendada pelos leitores. Esta aplicação permite backups muito completos das aplicações e seus dados.

Útil para quem tem o hábito (como eu) de estar sempre a modificar a ROM do seu equipamento e não gosta de perder os scores dos jogos nem as configurações das aplicações que tanto tempo demoram a fazer. Tem o contra de ter uma interface muito confusa, sendo quase impossível usar a aplicação sem um tutorial. Tem como habitual versão gratuita e regular (paga), tendo a versão gratuita grandes limitações.

Download: Titanium Backup Free | PRO

 3) NoBloat

Como o nome indica a função desta aplicação é remover o chamado bloatware. Bloatware são aquelas aplicações desnecessárias que vêm sempre a encher a memória do equipamento que o fabricante ou o provedor de serviços instalam. E mais uma vez tem disponível a versão gratuita e pro na PlayStore:

Download: NoBloat Free | PRO

4) Cerberus

Cerberus é uma aplicação para proteger o dispositivo em caso de furto ou perda. A aplicação permite localizar e seguir em tempo real o dispositivo, limpar a memória interna e o cartão sd para protecção de privacidade e bloquear o dispositivo entre muitas outras funções.

A aplicação é gratuita, mas apenas por uma semana após a qual o utilizador pode comprar uma subscrição vitalícia do serviço. Possui também um client que não é mais que uma aplicação que permite fazer operações no dispositivo alvo através do serviço de mensagens SMS.

Download: Cerberus Free | PRO

5) Roundr

Uma pequena mas engraçada aplicação que não faz mais que arredondar os cantos do ecrã dos dispositivo. Um pequeno mas muito apelativo eye candy para o seu android. A aplicação é gratuita e opensource.

Download: Roundr

6) GMD gesture control

Uma aplicação para aumentar a facilidade do uso do equipamento android. Esta aplicação permite configurar gestos para realizar operações no aparelho tal como se vê num iPad por exemplo. Tem versão gratuita com limitações e versão pro. Disponível na PlayStore.

Download: GMD gesture control Free | PRO

7) LMT Launcher

Esta aplicação não sendo o que estamos habituados a chamar de launcher num equipamento android é uma aplicação de eye candy e de reforço da forma de usar o android. Permite configurar gestos específicos para todo o tipo de funções: imitar os botões do dispositivo ou mesmo abrir uma aplicação ou até ligar e desligar o wifi e o bluethooth. Também permite gestos de tipo swype a partir dos cantos do equipamentos para funções semelhantes. Inclui ainda o que eu acho ser a jóia da coroa desta aplicação: Permite usar os famosos PA’s pie controls. Não está disponível na PlayStore, mas pode ser descarregada da página da aplicação no fórum XDA gratuitamente, embora o developer da aplicação aceite donativos via PayPal.

Download: LMT Launcher via XDA

Tem ROOT no seu Android? Então são já 14 as aplicações que aconselhamos a instalar no vosso Android. Experimentem e digam-nos qual a aplicação que mais gostaram ou as que têm instaladas no vosso equipamento.

Vamos a mais 7 aplicações para quem tem root no Android? Quais incluiriam no próximo TOP?

Exit mobile version