Pplware

42 smartphones Android têm os últimos updates de segurança

Um dos grandes problemas do Android sempre foi a falta de atualizações ou, caso surjam, a lentidão com que são fornecidas. A Google tem feito um esforço enorme para garantir que estas são disponibilizadas, mas continua a ser uma área sem sucesso.

Para reforçar o esforço feito e para mostrar as melhorias que aconteceram, a Google apresentou agora uma lista dos dispositivos que correm as mais recentes atualizações de segurança do Android.


Ao todo, a Google revelou que são já 42 os equipamentos que estão a seguir os padrões de segurança da empresa e que têm disponíveis e aplicadas as mais recentes atualizações de segurança, isto apenas referente aos últimos 2 meses.

Quando esta janela de tempo é estendida para 3 meses, a lista aumenta e passa a ser composta por 100 equipamentos, o que mostra que a realidade do Android mudou e que agora é muito mais alargada no campo da segurança.

A lista engloba não apenas as grandes marcas, mais conhecidas e por isso mais usadas, mas também outras mais pequenas e que tendencialmente deixariam para segundo plano as questões da segurança. A lista destes 42 equipamentos pode ser vista na tabela abaixo.

Fabricante Dispositivo
BlackBerry PRIV
Fujitsu F-01J
General Mobile GM5 Plus d, GM5 Plus, General Mobile 4G Dual, General Mobile 4G
Gionee A1
Google Pixel XL, Pixel, Nexus 6P, Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 9
LGE LG G6, V20, Stylo 2 V, GPAD 7.0 LTE
Motorola Moto Z, Moto Z Droid
Oppo CPH1613, CPH1605
Samsung Galaxy S8+, Galaxy S8, Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S7 Active, Galaxy S6 Active, Galaxy S5 Dual SIM, Galaxy C9 Pro, Galaxy C7, Galaxy J7, Galaxy On7 Pro, Galaxy J2, Galaxy A8, Galaxy Tab S2 9.7
Sharp Android One S1, 507SH
Sony Xperia XA1, Xperia X
Vivo Vivo 1609, Vivo 1601, Vivo Y55

Para além desta lista de equipamentos atualizados e a correr as mais recentes correções de segurança, a Google revelou um pouco mais sobre o seu programa de caça aos bugs do Android. Segundo a marca, desde que lançou o Android Security Rewards, em 2012, foram já entregues 1,5 milhões de dólares a 115 investigadores ou equipas de segurança, fruto da descoberta de 450 falhas.

A Google vai, entretanto, alterar os seus planos e passar a recompensar com 200 mil dólares as falhas que podem ser exploradas remotamente ou que afetem o TrustZone ou o Verified Boot. Os prémios anteriores para estas falhas eram de apenas 50 mil dólares.

A gigante das pesquisas mostra assim que continua empenhada na segurança e a querer fazer do Android o melhor sistema operativo móvel que está no mercado. O problema continua a estar focado nas atualizações, mesmo as de segurança, que as marcas insistem em demorar a lançar ou que simplesmente ignoram.

Fonte: Google

Exit mobile version