De modo a testar as novas versões das aplicações, a Play Store oferece aos programadores a opção de abrirem um programa beta e permitirem aos utilizadores experimentarem novas funções.
No entanto, caso este programa tenha vagas limitadas, pode facilmente ficar cheio e não permitir novas inscrições. Aprenda como contornar esta limitação.
No mundo das aplicações, existe muitas vezes a necessidade de ter um role de utilizadores para testar as novas funções das apps.
Para facilitar o processo, a Google criou uma forma de lançar programas de teste de aplicações, existindo vários métodos: Beta aberta, Beta fechada com acesso por convite por email ou Beta fechada com acesso por grupo de G+. Para poderem ser lançados, os programas de testes têm de ter obrigatoriamente um mínimo de 1000 participantes, com o máximo a ser definido pelo programador.
Quando o número de testers máximo for atingido, a Play Store irá bloquear as novas inscrições, apresentando a mensagem “O programa Beta está completo”. No entanto, continua a existir um método que permite a inscrição, vamos conhecê-lo.
Inscreva-se num programa beta de uma aplicação, mesmo este estando cheio
Caso um programa Beta já esteja completo e, mesmo assim, pretenda fazer parte, existe uma forma de forçar a inscrição neste programa através da versão desktop da Play Store.
Para isso, coloque o link abaixo referido na barra de endereços do navegador e adicione o código da aplicação a que pretende subscrever.
https://play.google.com/apps/testing/ + identificação da aplicação.
Para encontrar o código que identifica a aplicação, abra num novo separador a app que pretende usar e copie o texto presente no link ao lado do ?id=. No caso da aplicação Pplware, o id para usar neste link seria o “com.pplware.android”.
Após colocar código identificativo da aplicação, carregue a página e clique no botão “converter-me em betatester”. Mesmo que as inscrições para a Beta estejam encerradas, está agora inscrito e irá receber a atualização para esta aplicação no seu smartphone.
Este é um processo que só funciona para programas beta abertos, não sendo possível entrar em programas fechados que obrigue convite por email ou participação num grupo Google +.