A loja de aplicações oficial da Google para Android continua a ser usada por pessoas e organizações mal intencionadas para espalhar malware, mas também como alavanca para esquemas com o objetivo de ganhar dinheiro.
Depois do escândalo que envolveu as empresas Cheetah Mobile e sua subsidiária Kika Tech, foram agora descobertas mais 22 apps que faziam parte de um esquema idêntico.
Ao todo são 22 as apps que a Google entretanto já removeu da sua loja de aplicações. No entanto, é importante alertar pois alguns utilizadores poderão ainda as ter instaladas no seu dispositivo.
De acordo com as informações, estas apps abriam banners com publicidade, em janelas escondidas no browser (curiosamente o banner tinha 0px de altura e 0px de largura) e depois geravam interações falsas sempre com o objetivo de aumentar os lucros.
- Sparkle FlashLight
- Snake Attack
- Math Solver
- ShapeSorter
- Tak A Trip
- Magnifeye
- Join Up
- Zombie Killer
- Space Rocket
- Neon Pong
- Just Flashlight
- Table Soccer
- Cliff Diver
- Box Stack
- Jelly Slice
- AK Blackjack
- Color Tiles
- Animal Match
- Roulette Mania
- HexaFall
- HexaBlocks
- PairZap
Se tem alguma das apps referidas, deverá removê-las de imediato. A Google já fez esse trabalho e certamente que terá de continuar a fazê-lo para garantir alguma credibilidade e segurança à sua loja de aplicações do Android.
Relativamente a estas 22 apps, a Sophos revela que as mesmas foram instaladas mais de 2 milhões de vezes.