Pplware

Alerta: Há apps Android a enviar ilegalmente dados para o Facebook

Quando se pensava que o “escândalo Facebook” já estava arrumado eis que surge uma nova notícia relacionada com o tema.  Após uma análise e estudo de 34 apps Android, descobriu-se que 20 delas enviam dados para o Facebook sem qualquer consentimento dos utilizadores.

Em pleno fim de ano há um novo escândalo, ao nível privacidade, que envolve um conjunto de apps para o sistema operativo Android.


De acordo com o que foi revelado, apps como o Kayak, MyFitnessPal, Skyscanner e TripAdvisor enviam dados dos utilizadores para o Facebook sem qualquer permissão dos mesmos.

Tais situações violam a popular lei da privacidade de dados na Europa, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), pois os utilizadores têm de consentir o envio de dados antes que estes sejam recolhidos.

A investigação revela que relativamente aos dados enviados constam o nome da app, ID da Google do utilizador, o número de vezes que a app é aberta e encerrada, etc. Por exemplo, a app Kayak envia informação detalhada sobre os voos dos utilizadores, incluindo datas, destino, se o utilizador tem filhos, entre outras informações.

The Privacy International campaign group found that at least 20 [apps] send certain data to Facebook in the second that they open in a phone, before [users] can be asked for permission.

The information sent instantly included the name of the application, the unique identification of the user with Google and the number of times the application was opened and closed since it was downloaded. Some, such as Kayak, the travel site, then sent detailed information about people’s flight searches to Facebook, including travel dates, if the user had children and what flights and destinations they had searched for.

Parte do problema está relacionado com o SDK da própria rede social Facebook.

Um analista da app Skyscanner já veio dizer que não é feita qualquer recolha de dados sem o consentimento dos utilizadores. Os responsáveis pelas populares apps TripAdvisor, Kayak e MyFitnessPal ainda não prestaram nenhuma declaração sobre o tema. A versão das apps para iPhone aparentemente não têm este problema.

Via| Foto: Shutterstock

Leia também…

Exit mobile version