Uma das grandes revoluções dos últimos tempos no universo Apple é a criação do Force Touch. Esta capacidade de detectar a pressão com que o utilizador está a interagir com os equipamentos abre portas a muitas novas funcionalidades.
Mas esta novidade da Apple afinal pode não ser assim tão revolucionária. O Android tem esta capacidade há já algum tempo, e pode ser facilmente provada.
O Force Touch, que a Apple apresentou com o seu novo Macbook e com o Apple Watch, prometia revolucionar novamente as interfaces de comunicação com os sistemas operativos.
Dependendo da pressão que o utilizador aplica no Touch Pad ou na interface de toque do dispositivo assim o sistema operativo interpreta como um comando ou ordem diferente, permitindo que sejam dispensados outros botões ou que se criem novas ferramentas, que interagem contra o grau de pressão.
A Apple apresentou-o como sendo um produto seu e que ainda mais ninguém tinha no mercado, mas a verdade é que esta pode não ser uma verdade universal.
Um programador de Android, Adam Outler, revelou agora que o seu sistema operativo de eleição tem já disponível há algum tempo uma funcionalidade similar e que pode ser explorada por todos.
A sua aplicação, de nome Force Touch Demo, consegue mostrar a todos que a funcionalidade está presente desde o Android 5.0 e que pode ser usada por qualquer aplicação.
Para criar esta versão de demonstração, Adam Outler recorreu a uma API do próprio sistema, que faz a medição da pressão exercida. O resultado é a apresentação dessa mesma pressão.
A utilidade da aplicação é próxima do zero, mas mostra que o Android tem presente já há algum tempo o mesmo sistema que a Apple quer agora colocar no iPhone 6S e que tem já em uso no Watch e no novo Macbook.
Para todos os que queiram explorar a API da Google, existe informação específica que pode ser usada. Está ainda disponível o código fonte da aplicação, que pode ser consultado no repositório do seu criador.
Está assim provado que afinal a novidade da Apple para o iPhone 6S pode assim não ser tão nova e estar há algum tempo no Android, sem que ninguém a use!