Pplware

A polícia já consegue quebrar a segurança dos BlackBerry

Há pilares da tecnologia que se julga serem verdades absolutas. Todos reconhecem na BlackBerry a sua segurança e a excelência dos seus serviços.

Mas esta invulnerabilidade pode agora estar comprometida. Do que se sabe agora, a polícia holandesa consegue aceder aos emails presentes nos smartphones da BlackBerry.

De acordo com informações obtidas pelo blog misdaadnieuws.com e confirmadas por outras fontes, o Instituto Forense Holandês terá conseguido aceder a quase 300 emails que estavam alojados num smartphone BlackBerry, quebrando assim a cifra que este tinha aplicada e que protegia estas mensagens.

Ao todo foram 279 os emails, de um total de 325, a que esta força conseguiu aceder e assim ter acesso a informação privada e que era necessária para um processo que decorria em tribunal.

Era este um BlackBerry normal?

Na verdade, este smartphone estava ligado a um serviço de cifra de mensagens e de comunicações, fornecido pela empresa canadiana Phantom Secure.

Este serviço promete dar uma camada adicional de segurança aos dispositivos móveis, cifrando as comunicações entre estes e garantindo que estas estão também cifradas nos equipamentos. Mas a verdade é, como se pode ver, este serviço consegue ser quebrado.

Como foi possível aceder a estas mensagens?

o Instituto Forense Holandês não forneceu qualquer informação sobre a forma como conseguiu quebrar a segurança do BlackBerry e do serviço que a Phantom Secure fornece, mas ficou claro que é necessário o acesso físico ao equipamento para depois, provavelmente, serem feitos ataque de força bruta.

Há ainda a possibilidade desta força policial ter sido ajudada pela empresa Cellebrite, que usar ferramentas próprias para realizar este tipo acções e obter provas.

Sabe-se que a Cellebrite mantém relações próximas com muitas operadoras e com fabricantes, tendo acesso a informações sensíveis e que lhes permitem vender os seus serviços a vários governos.

Esta notícia deita por terra uma das mais firmes convicções no mundo da segurança e que colocava a BlackBerry no topo da segurança e da protecção dos dados dos seus utilizadores. Foi uma situação especial e pontual, mas a verdade é que a segurança foi quebrada.

Exit mobile version