O Android Pie 9.0 é a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Ora, tal como as versões que o antecederam, está a chegar gradualmente aos nossos dispositivos móveis. Uma distribuição lenta, é certo, mas que inevitavelmente se tornará popular. Entretanto, a Google Play Store aplicará novas regras.
Uma medida que obrigará os programadores a seguir as novas imposições da tecnológica norte-americana.
Com o intuito de reforçar a privacidade e segurança dos utilizadores, a Google fez saber que os programadores terão que obedecer a novos critérios. Reforçando a sua publicação prévia, a partir de agosto próximo, toda e qualquer aplicação disponível na Play Store será obrigada a suportar o API de nível 28 ou superior.
Agosto trará novas regras para a Google Play Store
Será também nesse mês que a próxima versão do sistema operativo, o Android Q, passará a estar disponível para toda e qualquer fabricante ou programador interessado. Até lá, a versão atual (9.0), continuará a ser gradualmente distribuída pelas principais fabricantes.
Infelizmente, até ao momento o Android Pie 9.0 é um trunfo quase exclusivo dos smartphones topo de gama. Aqui com raros casos de terminais de gama média a usufruir desta versão. Assim, continuaremos a assistir à sua distribuição gradual, até que por fim se torne na versão dominante.
Entretanto, muito antes de a versão Pie se tornar na mais popular, o Android Q e as novas regras da Google Play Store entrarão em vigor. Contamos com a sua disponibilização já em agosto próximo, após a apresentação na I/O 2019.
Tal como referido acima, a partir de agosto próximo as aplicações terão que suportar o API de nível 28 ou superior. Ora, mas o que é que isto significa para os programadores e para os utilizadores?
As aplicações terão que ser compatíveis com o Android Pie 9.0
Por API entenda-se a interface de programação de uma aplicação, por exemplo. Desta forma, a tecnológica norte-americana quer garantir que as suas aplicações favoritas não são esquecidas. Isto é, que estas poderão também usufruir de um padrão mais rigoroso, e seguro.
Ao tornar obrigatório o suporte para o API de nível 28, que coincide com a versão 9.0 do seu sistema operativo, a Google dá um importante passo na direção certa. Assim, toda e qualquer aplicação na Play Store terá que ser compatível com o Android Pie. Caso contrário, não poderá permanecer na Google Play Store.
Torna-se assim simples a compreensão do propósito desta medida. Ainda que a mesma acarrete novo trabalho para os programadores, a norte-americana quer salvaguardar os interesses dos utilizadores. Com o Android Pie a apresentar melhorias de segurança face às versões anteriores, este é um dos argumentos utilizados pela gigante tecnológica.
A medida entra em vigor em agosto
Portanto, se tem uma aplicação na Play Store, certifica-se de que obedece a este novo critério antes do início do outono. Por outras palavras, todas as aplicações existentes na Play Store terão que suportar todo e qualquer dispositivo que utilize o sistema operativo Android Pie 9.0.
De uma forma ainda mais sucinta, o suporte para a atual versão será condição sine qua non no prazo de seis meses. Além do mais, as aplicações existentes não poderão receber atualizações que visem o suporte para versões antigas do sistema. Esta segunda imposição entrará em vigor em novembro de 2019.
Em suma, à medida que as novas versões vão protegendo de forma mais eficiente a nossa segurança e privacidade, a Google quer que as utilizemos. Para tal, agirá de acordo com este compreensível propósito. Já para as aplicações fora da Google Play Store, nada mudará.