A aplicação Google Fotos recebeu, ainda muito recentemente, uma importante atualização que mudou radicalmente o seu aspeto como resultado da aplicação do Material Design. Entretanto, temos já outra atualização significativa, que prepara a aplicação para dispositivos Android já para o futuro.
Por outras palavras, a Google acredita no sucesso dos smartphones dobráveis e está já a preparar as suas apps para isso.
Ainda que para a grande maioria dos utilizadores, este gesto pouco ou nada altere, é sem dúvida uma prova de fé desta tecnológica norte-americana. Assim, a partir de agora a app para Android já suporta dispositivos móveis (smartphones) dobráveis. Na prática, a app preencherá a totalidade do ecrã e adaptar-se-á ao mesmo.
Os smartphones dobráveis e a Google
Aliás, a adição do suporte para smartphones dobráveis vem preparar a distribuição no mercado do Samsung Galaxy Fold. O primeiro smartphone dobrável da tecnológica sul-coreana justifica assim, uma nova atualização para a app Google Fotos. As mudanças estão já presentes na nova versão, chegada recentemente à Play Store.
Lançamos o novo modo de visualização de galeria para o ajudar a ver que fotos e vídeos ainda não foram guardadas no Google Fotos. Ao mesmo tempo, pode também escolher os temos a guardar. Em segundo lugar, temos também várias melhorias para tornar o Google Fotos compatível com smartphones dobráveis.
É assim um primeiro passo, importante na afirmação deste novo formato. Ainda que os smartphones dobráveis tenham, ainda muito a provar, começam já a cativar o imaginário público. Mais ainda, esta é uma das (poucas) funções que chegam em primeiro lugar ao Android do que ao iOS, apesar de os motivos para tal serem claros.
O Google Fotos recebe novidades na app para Android
Já, por outro lado, a nova vista de galeria para conteúdos que ainda não forma armazenados, chegou em primeiro lugar ao iOS. Espera-se, contudo, que chegue ao universo Android no decurso dos próximos dias. Tal como ilustra a imagem, dando-nos uma nova opção de pesquisa e sincronização (e backup) automático.
Agora, a tecnológica norte-americana quer dar-nos uma forma mais simples de controlar o conteúdo – na vista de galeria. Teremos assim, uma maior consciencialização – imediata e visual – daquilo que poderemos querer guardar.
Relembramos, por fim, que neste momento os utilizadores podem consultar as várias opções de sincronização dentro das opções. Já com a próxima atualização, teremos um maior controlo – e visibilidade – de todo o conteúdo que não está a ser armazenado. Teremos ainda uma pequena pré-visualização dos conteúdos.
Aproveitamos ainda para relembrar que as atualizações são distribuídas de forma gradual e faseada.