Pplware

3 Sistemas Operativos Linux para instalar no seu smartphone

Hoje em dia, grande parte das pessoas utiliza smartphones. De facto, estes novos dispositivos móveis vieram revolucionar o modo com interagimos com o mundo diariamente. Há uns anos atrás, os famosos telemóveis serviam apenas para fazer e receber chamadas e mensagens. Alguns tinham email, um calendário e pouco mais.

A mudança já ocorreu e continua a acontecer e além daquilo que o mercado oferece em massa em termos de sistemas operativos, existem alternativas no mundo do Linux.


A mudança

Atualmente, aquilo que temos nos bolsos já tem capacidade para fazer muito mais do que as simples tarefas que eram realizadas nos telemóveis há alguns anos. Na verdade, quase sem darmos por isso, passámos a ter à nossa disposição pequenos computadores. Graças ao iPhone, apresentado há 10 anos, a tecnologia multi touch conseguiu introduzir novos conceitos e ideias no mercado, como por exemplo, as Apps.

Desde então, empresas começaram a investir fortemente na área dos sistemas operativos móveis, dando espaço para o aparecimento de novos sistemas operativos como o iOS, o Android e muitos outros. Mas ainda são bastantes as pessoas que pensam que apenas estes dois últimos é que conseguem fornecer todas as ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia.

 

Existem outras alternativas

Mas como já seria de esperar, outras alternativas estão disponíveis e já podem ser utilizadas em alguns dispositivos. As alternativas do mundo Linux, apesar de limitadas existem e é delas que hoje aqui falamos.


Ubuntu Touch

Se já é um utilizador da distribuição de Ubuntu (distribuição de Linux), vai gostar de saber que existe um sistema operativo móvel chamado Ubuntu Touch. Trata-se de uma versão móvel sistema operativo para desktop.

Originalmente, foi desenvolvido pela Canonical (empresa que gere e mantém o Ubuntu Desktop) mas agora quem está no comando é a Comunidade UBports.

Se quiser deixar de utilizar um ecossistema com proprietário, então esta pode ser uma ótima solução. O Ubuntu Touch é um sistema operativo muito seguro e leva a privacidade dos utilizadores muito a sério. Para além disso, segue a política Open-Source, estando todo o código do sistema operativo disponível online.

Este sistema operativo possui também um grande foco na gestão eficiente do hardware, tentando sempre garantir uma ótima performance. De facto, este sistema operativo oferece uma experiência de utilização fácil e agradável.

Apesar de não suportado por todos dispositivos, o Ubuntu Touch está disponível para cada vez mais smartphones.

Ubuntu Touch – UBports


Sailfish OS

O Sailfish OS está a ser mantido e desenvolvido pela Jolla (empresa de design e desenvolvimento de Smartphones), juntamente com empresas que fazem parte da Sailfish Alliance e outros membros da comunidade Open-Source.

O sistema operativo vem instalado como opção padrão em Smartphones e Tablets da marca Jolla. No entanto, graças aos esforços da comunidade, o Sailfish OS já é suportado noutros dispositivos.

Tal como o Ubuntu Touch, também o Sailfish OS é baseado com Linux. Por isso, é um sistema operativo flexível e não possui regras de utilização tão apertadas como outros sistemas operativos mais conhecidos. Para além disso, parte do código utilizado é Open-Source. De facto, a privacidade e segurança dos utilizadores também é uma prioridade para a Jolla.

Sem dúvida, o Sailfish OS é super fácil de usar. O sistema operativo tem um design agradável e possuí detalhes bastante interessantes, o que ajuda a ter uma agradável experiência de utilização.

Para além disso, o Sailfish OS suporta algumas aplicações Android, algo que não acontece no Ubuntu Touch. Tal como acontece no sistema operativo Ubuntu Touch, também o Sailfish OS pode ser instalado noutros dispositivos que correm Android.

Sailfish OS


Plasma Mobile

Outra alternativa é o Plasma Mobile. Este sistema operativo é uma versão alternativa do Plasma. De facto, o Plasma Mobile tem sido alvo de alguma atenção durante este ano devido ao abandono do Ubuntu Touch por parte da Canonical.

Sem dúvida, o Plasma Mobile pretende ser uma alternativa completa e “aberta” para dispositivos móveis. É um Sistema Operativo baseado no Kubuntu, uma outra distribuição Linux.

Uma das funcionalidades mais entusiasmantes é o facto do sistema operativo ser capaz de correr aplicações do Plasma Desktop e também do Ubuntu Touch. Assim, os utilizadores passam a ter um leque bastante maior de opções.

Para já, este sistema operativo, pode ser instalado no Nexus 5/5X e em dispositivos com processadores Intel.

Plasma Mobile


Todos estes sistemas operativos móveis podem representar ótimas alternativas ao Android. De facto, conseguem fazer quase tudo o que a plaatforma Android é capaz.

O problema é o “quase”. Para já, o leque de aplicações ainda é pequeno e a quantidade de dispositivos suportados também. Certamente com o tempo, estes sistemas operativos vão ganhar força e tornar-se mais acessíveis a todos os utilizadores.

Exit mobile version