Este artigo pertence ao passatempo “Visita Guiada Nintendo 3DS” que o Pplware lançou em parceria com a Nintendo.
Como é do conhecimento geral, uma das, senão a principal característica da Nintendo 3DS é precisamente a sua capacidade de permitir jogar em 3D.
No entanto, com o lançamento da 3DS e 3DS XL, não foram apenas os jogos que ganharam essa nova dimensão. A fotografia também ganhou o 3D e apesar de ser necessário alguns softwares para as trabalhar, as fotos 3D tiradas pela camara da Nintendo 3DS são um acessório a ter em conta.
Mas comecemos pelo início. A Nintendo 3DS vem apetrechada com três camaras distintas, uma camara interior e duas camaras exteriores que são as responsáveis pelo 3D nas fotografias.
As resoluções são de 640 x 480 para cada câmara. A lente de foco único, usa o elemento de captura de CMOS e conta com 300.000 pixels aproximadamente, ou seja de 0.3 Mega-pixels, o que pode parecer pouco … para os amantes de foto. Felizmente quem compra uma Nintendo 3DS não o faz apenas para tirar fotos, portanto essa menos-valia acaba por passar algo incólume.
Atenção que há sempre a possibilidade de remover o 3D às fotos que tiramos, tratando-se apenas duma questão de configurar a foto para tal.
Tirar fotografias com a Nintendo 3Ds é do mais simples que há, bastando usar os gatilhos esquerdo ou direito para tirar a foto.
Entretanto e como o 3D é engraçado a Nintendo quis ir um pouco mais além e apresentar ao utilizador um conjunto de ferramentas que lhe permitem “brincar” um pouco com as fotos.
Desde a inclusão de estrelas ou outros itens, a ligeiras distorções das imagens, essas ferramentas estão bem engraçadas e proporcionam, além de boas fotos para recordar, alguns bons momentos também de divertimento.
Por exemplo, há um modo Fusão que permite nada mais nada menos que tentar combinar as caras das pessoas. Quando tiramos a foto focamos a cara da pessoa que está à nossa frente e a nossa própria cara, e depois do software reconhecer as nossas faces, tira-se a foto. No final é divertido ver o efeito final, onde há uma tentativa de fusão de ambas …
Um outro efeito, com o nome Cintilante, permite adicionar às fotos um efeito, que tal como o nome indica, é cintilante. Com este efeito podemos adicionar desde estrelas a pontos luminosos às nossas fotos dando-lhe assim um brilho especial.
Um outro modo giro e que até pode ser engraçado noutro tipo de fotos, é o Modo Espião no qual as nossas fotos se vêm obscurecidas a partir do exterior para interior, dando-lhe assim um efeito algo misterioso.
Outros efeitos divertidos são Sonho que dá um efeito algo esfumado em redor da fotografia, Baixa-Luz que permite tirar fotos em ambientes com pouca luminosidade e um outro modo bastante engraçado que é o Modo Mistério. Este Modo Mistério não nos deixa antever que tipo de foto vai tirar, e é sempre uma surpresa descobrir que tipo de foto vai sair do nosso próximo clique.
Muitos de vós devem estar a perguntar … “então é apenas assim??” ou “não dá para controlar o brilho ou a nitidez??”.
Pois a Nintendo não se esqueceu disso, como seria suposto e para todos os modos de tirar fotografias, exceto o Modo Mistério é possível escolher entre variadas configurações. Podemos tirar fotos em Sépia ou em Preto e Branco e podemos também ajustar a nitidez, o brilho ou o contraste.
É ainda possível utilizar um temporizador que a Nintendo 3DS tem para podermos tirar fotos a nós próprios em 3D. O temporizador permite 3 tipos distintos de cálculo do tempo de espera. Podemos ordenar ao software que aguarde 3 ou 10 segundos para tirar a foto ou então ativar a foto por voz, que é uma opção sempre interessante.
Por fim, quando já temos as nossas fotos gravadas no cartão, podemos ainda alterá-las a nosso bel-prazer e com muita imaginação. Através duma opção de nome Grafitti podemos acrescentar às fotos diversos efeitos, desde textos às cores, balões de texto, efeitos luminosos, estrelas e outros adereços …
Importante mencionar ainda que é possível fazer um ligeiro zoom às camaras de forma a tornar o que está longe, mais perto.
Gostei bastante do pormenor de colocar um som de ladrar ou de miar para quando a foto é tirada … é sempre engraçado ver as reações das pessoas por perto … 🙂
Por fim, existe sempre a possibilidade de mostrar as nossas fotos como se duma apresentação em slideshow se tratasse, e com música ambiente e tudo …
Não sendo a fotografia o grande objetivo da Nintendo 3DS, a consola encontra-se bastante bem apetrechada. Não só para tirar as fotos mais séria, como também tirar fotos apenas de diversão e brincadeira. As ferramentas de alteração das imagens estão bastante engraçadas e apesar de não serem muito potentes ou parametrizáveis, conseguem bem atingir o seu objetivo que é tornar as fotos divertidas.
Este artigo encontra-se no âmbito do passatempo Visita Guiada Nintendo 3DS que o Pplware está a lançar em parceria com a Nintendo. Podem ver mais informações aqui.